sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Festa da Impressão das Chagas do Seráfico Pai São Francisco

Estigmas de São Francisco de Assis

Em 17 de setembro a Família Franciscana celebra a festa da Impressão das Chagas, também chamada de Estigmas de São Francisco de Assis. O evento da Impressão das Chagas ocorreu em 1224, quando Francisco estava no Monte Alverne região da Toscana (Itália), o local era solitário e apropriado para penitência, oração e contemplação, Francisco junto com outros três frades, Frei Masseo, Frei Ângelo e Frei Leão se dirigiram a este lugar para realizar um retiro em honra a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Francisco pretendia viver a Quaresma sem barulho ou perturbação na mente, e procurou um lugar no monte para ficar recluso e distante dos outros frades, deixando orientações que não fossem vê-lo, nem permitissem a aproximação de ninguém, exceto Frei Leão que uma vez por dia levaria um pedaço de pão e um pouco de água.
Um dia anterior a festa de Santa Cruz, Francisco teve uma visão preparatória à Impressão das Chagas, ele estava em sua cela em oração, quando um anjo de Deus apareceu e lhe falou:
“Eu te conforto e te advirto que te prepares e disponhas humildemente com toda a paciência para receber o que Deus quiser fazer em ti.”
E Francisco respondeu:
“Eu estou preparado para suportar pacientemente qualquer coisa que meu Senhor me queira fazer” “
E após ouvir a resposta o anjo partiu.
E no dia seguinte, festa de Santa Cruz, antes do raiar do dia Francisco entra em estado de oração, e orava com estas palavras:
"Ó Senhor meu Jesus Cristo, duas graças te peço que me faças antes que eu morra: a primeira é que em vida eu sinta na alma e no corpo, quanto for possível, aquelas dores que tu, doce Jesus, suportaste na hora da tua acerbíssima paixão. A segunda é que eu sinta no meu coração, quanto for possível, aquele excessivo amor do qual tu, Filho de Deus, estavas inflamado para voluntariamente suportar tal paixão por nós pecadores".

E abismado nesta contemplação naquela mesma manhã Francisco viu descer do céu um Serafim de seis asas flamejantes, crucificado e com mãos e pés estendidos e atados a uma cruz, duas asas elevaram-se por cima de sua cabeça, duas outras estavam abertas para vôo, e as duas últimas cobriam-lhe o corpo.
Todo o Monte Alverne parecia arder em chama, e segundo relato dos frades aquela chama havia permanecido sobre o monte por um período de tempo de uma hora ou mais.
E nesta aparição seráfica, Nosso Senhor Jesus imprimiu-lhe no corpo as marcas de sua paixão, imediatamente nas mãos e nos pés começaram a aparecer os sinais dos cravos, e no lado direito aparecia à imagem de uma ferida de lança não cicatrizada, da qual muitas vezes depois sangrava e ensangüentava sua túnica. Francisco, recebeu externo no corpo o que já havia impresso em sua alma. A visão foi concedida a Francisco para lhe ensinar que para tornar-se semelhante a Jesus crucificado não era através do martírio do corpo, mas sim do amor a incendiar sua alma, pois o Serafim Alado que lhe apareceu, apareceu crucificado, mas em luminosidade de glória.
Francisco foi o primeiro santo a receber as chagas de Nosso Senhor e durante os dois anos antes de sua morte, os Estigmas foram mantidos em segredo por Francisco e pelos poucos íntimos que sabiam do ocorrido. 
São Francisco de Assis recebeu em sua carne as marcar do amor de Cristo, e pode verdadeiramente dizer “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” (Gl 2,20), se dispôs de sua vida para que Deus se fizesse nela, compreendeu que o caminho da Cruz é fonte de vida, "Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz a cada dia e me siga" (Lc 9,23), através dela a morte foi vencida e nos foi concedida a Salvação, pois fomos criados para a Páscoa e Ressurreição.

E neste momento em que recordamos tão grandioso privilégio que foi concedido ao nosso Seráfico Pai Francisco, podemos pensar e trazer para nossa vida: O que as Chagas de São Francisco significam para nós jovens, que vivemos em um mundo que busca o ter, o poder e prazeres momentâneos?
 As Chagas significam a Imitação do Cristo, a penitência, o sacrifício, a caridade com o mundo sofredor... A ESPIRITUALIDADE DA CRUZ... Este é Francisco de Assis que pelos Estigmas, pela total identificação com o Cristo, se tornou imagem do Crucificado.
Que esta devoção e veneração ao Cristo Crucificado, seja uma escolha pessoal e um estilo de vida característico da JUVENTUDE FRANCISCANA, e assim como São Francisco de Assis, também estejamos dispostos para receber o que Deus deseja realizar em nossas vidas.
Material consultado: "Especial Chagas de São Francisco" disponível no site http://www.franciscanos.org.br/ e Fontes Franciscanas.

Daniela Sabino
Subsecretária de Formação

Paula Brito
Secretária Fraterna

JUFRA das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário