DHJUPIC

JUFRA do Brasil no Grito dos Excluídos/as 2011 ~ Pela vida grita a Terra... Por direitos todos nós!

Ofício 05/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: 17º Grito dos Excluídos e Excluídas

“Este pobre gritou, Javé ouviu, e o salvou de todos os apertos.” (Salmo 34-33)

Santa Rita / PB, 06 de Agosto de 2011.
Festa da Transfiguração do Senhor


Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem,

No ano de 1994, em uma reunião das Pastorais Sociais/CNBB, após a 2ª Semana Social Brasileira (SSB), em conjunto com vários movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nascia o Grito dos/as Excluídos/as, realizado em 1995 com o lema: “A Vida em Primeiro Lugar!”.

Um ano depois do primeiro Grito, na 34ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici-SP, quando se discutia a entrada da mobilização no calendário oficial da CNBB, muitos bispos discordaram do nome “Grito”. Achavam mais adequado “Clamor”. Mas Dom Eduardo Koaik, bispo emérito de Piracicaba-SP, falou: “Meu irmão, Jesus na cruz não de um clamor, deu um grande grito!”. Daí foi um aplauso geral, estava aprovada a continuidade do Grito dos/as Excluídos/as.

E de lá para cá o Grito cresceu, já tem 17 anos, e se define como um conjunto de manifestações realizadas ao redor do 07 de setembro, Dia da Pátria, para chamar atenção da sociedade para as causas e conseqüências da exclusão social. O Grito dos/as Excluídos/as não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos e excluídas, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem á luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

Em 2011, estamos com o lema: “Pela Vida grita a Terra... Por Direitos, todos nós!”, com enfoque para a questão ecológica. Portanto, articulem-se com as Comunidades, Pastorais, Grupos, Movimentos, Associações e entidades diversas, e vamos dar continuidade ao processo de construção da “Civilização do Amor”, da “Fraternidade Universal”, realizem, animem, participem do Grito!

Para melhor vivenciar o Grito dos/as Excluídos/as, encaminhamos para cada Fraternidade Local da JUFRA, gratuitamente, 5 jornais e 3 cartazes do Grito de 2011, portanto, procurem os Secretariados Regionais para que estes materiais cheguem até vocês e “dêem bom fruto” (cf. Mt 7,17). Segue em anexo a Carta de Apoio da Comissão da CNBB ao Grito dos/as Excluídos/as 2011, o Cartaz e a proposta de roteiro de Celebração, preparado pela Secretaria Nacional do Grito.

Vamos lá, irmãs e irmãos! A Vida espera de nós uma atitude!

“JUFRA do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da História”

Fraternalmente,


Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil


Informativos sobre a função de DHJUPIC
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
 
ACESSE O BLOG DO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO:
www.dhjupic.blogspot.com