FORMAÇÃO


JUFRA DO BRASIL LANÇA V CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO

Irmãos (as) da JUFRA do Brasil, 
Paz e bem!!!! 

É com muita alegria que apresentamos mais uma edição do Caderno Nacional de Formação. Esse caderno começou a ser construído ainda em preparação para celebração dos 40 anos da JUFRA do Brasil, com o intuito de fazer um resgate histórico da caminhada de cada regional da JUFRA do Brasil, o que demandou tempo e trabalho de vários irmãos/as. Segue aqui, o resultado de uma longa caminhada que resgatou muitas histórias, muitos rostos, e ainda mais admiração em fazer parte dessa família. Trazemos novamente a lista de todos/as secretários/as fraternos nacionais, só que agora atualizada, como fruto de uma rica pesquisa de resgate histórico da JUFRA. Vejam também como foi o encontro Celebrativo pelos 40 anos da JUFRA do Brasil, ocorrido em outubro de 2011 em Guaratinguetá-SP e o espaço de entrevistas com Paulo Machado, OFS; Rodrigo Roneli, ex-secretário fraterno nacional e Frei Zezinho, OFM. Esse trabalho é, portanto uma grande síntese que finaliza nossas comemorações dos 40 anos da JUFRA. Boa leitura!!! 

OBS: As histórias relatadas dos regionais são de responsabilidade dos mesmos, especialmente dos formadores/as e secretários/as fraternos regionais e refletem o contexto que foram escritos durante em 2011 e início de 2012. 

Mayara Ingrid Sousa Lima 
Subsecretária Nacional de Formação da JUFRA


_________________________________________________________________________________



Agosto: Mês das Vocações


“SENHOR, QUE QUERES QUE EU FAÇA, SENHOR, QUE QUERES DE MIM?
MOSTRA-ME OS TEUS CAMINHOS, SENHOR QUE QUERES DE MIM?”





Falamos muito de vocação, mas quando dizemos que alguém tem vocação, o que queremos dizer?

A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chama). Assim vocação significa chamado. Consideramos, pois, um chamado de Deus. E se há alguém que chama, deve haver outro que escuta, que responde.

Não muito raro quando falamos de vocação, logo fazemos associação com a idéia de profissão. Na verdade, podem as duas ideias se complementarem, vejamos algumas diferenças entre ambas:

Profissão
Vocação
1 . aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho
1. chamado de Deus para uma missão, que se origina na pessoa como reação-aspiração do ser
2. preocupação principal: o "ter", o sustento da vida
2. preocupação exclusiva: "o ser" , o amor e o serviço
3. pode ser trocada
3. é para sempre
4. é exercida em determinadas horas
4. é vivida 24 horas por dia
5. tem remuneração
5. não tem remuneração ou salário
6. tem aposentadoria
6. não tem aposentadoria
7. quando não é exercida, falta o necessário para viver
7. vive da providência divina
8. na profissão eu faço
8. a vocação eu vivo



A Vocação é ouvir e responder ao chamado.

Costumamos pensar que vocação é só para padre, freira. Mas a primeira vocação para todos é o chamado à vida e, depois à vida cristã na comunidade, no caminho à santidade.
A Vocação acontece na fidelidade ao chamado no cotidiano da vida e um dos efeitos é o crescimento da pessoa: na fé, na personalidade, no assumir, nas escolhas decisivas e corajosas, na vida!

Quando escutamos o chamado e respondemos a Deus, crescemos também no relacionamento com os irmãos e irmãs e vamos nos tornando intermediário de Deus para chamar outras pessoas. Precisamos nos entregar a Deus, e deixarmos de fato sermos instrumentos de Deus.

Você é uma vocação. Você é um chamado.

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas. Em todas as escolhas, encontramos:
-Deus chama diretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas.
-Deus toma a Iniciativa de chamar.
-Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta.
-Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.

Vocação é o encontro de duas liberdades:
a de Deus que chama
a do Homem que responde

Assim, quando Deus “sonha” conosco, ele nos chama à vida para que façamos experiência de seu amor e de seus mistérios. E isso se realiza de modo concreto e pessoal, porque toda vocação é uma história singular, aos olhos do Criador, daquilo que cada um é em sua essência e de tudo o que constrói também em comunhão com o outro à luz da palavra do Senhor, que é a manifestação de Deus, além de nos tocar e requerer que façamos uma opção clara e objetiva por ele. E desde nosso Batismo, fonte de todas as vocações, somos chamados para a missão. Pela água da fonte batismal todas as pessoas são enxertadas em Cristo (cf. Rm 6,3), inseridas no seu Corpo (cf. 1Cor 12,13) para, na diversidade de carismas (cf. 1 Cor 12,4-31), servirem à comunidade e à humanidade.

E nós fomos Chamados para a Vocação e Missão de sermos JOVENS FRANSCISCANOS... Como gritamos em alto e bom som para todos ouvirem: “Queremos viver este compromisso, de vida e missão em fraternidade, construindo o reino nos caminhos da História, como Francisco e Clara viveram.”

Que possamos sempre nos entregar a Cristo assim como Francisco de Assis o fez!




ORAÇÃO DO JOVEM FRANCISCANO


Senhor, que queres que eu faça?
Coloco-me diante de Ti, com a mesma pergunta de São Francisco de Assis.
Como ele, desejo ser simples, humilde, irmão de toda criatura.
Hoje, venho louvar-te pela natureza toda, o sol, as plantas, a água, as aves, os animais, o homem, sinais de Tua presença e de Tua bondade imensa.
Quero ser um instrumento em Tuas mãos para transmitir a Paz neste mundo cheio de guerras e semear o Bem onde há tanto ódio.
Ilumina-me, Senhor, para que eu possa escolher o caminho que apontas para mim.
Que saiba descobrir qual a minha vocação.
Que consiga realizar em minha vida a tua Santíssima Vontade.
Que possa imitar o Cristo, seguindo os passos de São Francisco de Assis.
Amém.

“Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês.” (João 15, 16)


Fontes: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/especial/vocacao/04.htm
http://www.procasp.org.br/textos.php?id_texto=397


Paula Brito/ Jufra das Chagas

Sub de Formação do Regional da Jufra de São Paulo 

2012-2015
_______________________________________________________________________________

PARA BAIXAR
CLIQUE AQUI 

Paz e bem!

Este é o material para a Semana de Animação Vocacional para as fraternidades locais de JUFRA.
Que possam verdadeiramente chegar nas fraternidades locais e principalmente seja feito algum evento de promoção vocacional, para que assim novos jovens conheçam Jesus Cristo!

"Tenhamos um mês de agosto bem animado, dinâmico, forte na oração e nas atitudes vocacionais. Pleno de criatividade e que nos faça corresponder, com força e dignidade, ao chamamento que o Senhor nos dirige".

Vamos divulgar o material!

Abraços fraternos;

Douglas Soares
Sub. Nac. de Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil
Sub. Reg. de Ação Evangelizadora - NEB1-PE/AL

_________________________________________________________________________________

NOVO BLOG DE FORMAÇÃO DO NACIONAL JUFRA
http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com 
_________________________________________________________________________________


Olá Galera,

Paz e Bem!


Tivemos nossa reunião com os formadores on-line e senti a ausência de vários de vocês, entre os temas discutidos esteve em destaque a idéia de organizarmos e realizar Encontros de Formação para Novas Lideranças na JUFRA, algo que em breve estaremos conversando, possivelmente faremos um piloto do Projeto no Distrito 1 e veremos para expandir para todo o Regional.

As dicas para esse mês na formação ficam por conta da Celebração dos 40 anos da JUFRA do Brasil, o mês de Outubro é bem rico em sugestões e temas para as formações nas fraternidades, a festa de São Francisco nos ajuda a fazer memória do ponto de partida e a identificação das características do nosso Carisma Franciscano. Assim como Frei Galvão no dia 25 que nos ajuda a discutir e rever a Igreja no Brasil diante de seus desafios e a busca pela Santidade, debruçados diante da experiência de vida deste Santo Brasileiro e Franciscano, entre outros temas.

Porém, convido e provoco as fraternidades a se organizarem e fazerem um momento dinâmico e reflexivo em preparação para os 40 anos da JUFRA do Brasil, envio a Música que será o Hino destes 40 anos, assim como a Letra.

A proposta é que possam fazer um momento de refletir sobre o que diz a música e discutir em fraternidade a identificação com ela, podemos encontrar elementos do Manifesto da JUFRA e podemos unir alguns materiais presentes no ultimo Caderno de Formação da JUFRA do Brasil que aborda um pouco sobre os 40 anos em http://www.jufrabrasil.org/.

Ouçam a música, ensaiem e vamos fazer bonito neste grande encontro que somos anfitriões.

Hino dos 40 anos da JUFRA do Brasil:

Assim com algumas dicas e um jeito simples podemos tornar os encontros de formação do mês de Outubro mais dinâmico, proporcionando momentos ricos de troca de experiências e espiritualidade, não esqueçam de levar a formação para o dia a dia, gerando UMA AÇÃO FRATERNA.

No encontro de formadores do ano passado, foi reforçado e definido por todos os formadores a necessidade de criarmos formações, que nos levem a um compromisso de vida e ação, saindo das salas de reuniões e fazendo um gesto concreto diante das realidades onde vivemos, muitas fraternidades tem vivido estas experiências, acompanhem algumas delas nos Blogs da JUFRA Valongo e JUFRA das Chagas e peça para o Subs. De Comunicação divulgar e ajudar-nos a conhecer melhor o que acontece em sua fraternidade. 

Conto com a atenção e dedicação de todos, espero a resposta e a partilha contando como foi a experiência deste mês de Outubro e caso precisem de ajuda para elaborar, estarei aqui a disposição: (13) 9165-0040 (TIM) / 3222-9072 – Léo.

Paz e Bem!

Leonardo Augusto Lima
Subs. Regional de Formação – Sudeste 3 – São Paulo


links ativos das fraternidades do regional:

_______________________________________________________________________________

Baixe o IV Caderno de Formação - comemorativo




________________________________________________________________________________

Vamos sentir, partilhar e viver a Quaresma??
“O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente.” (Isaías 58,6-7)
INTRODUÇÃO
Convidado pela irmã Cida, Jufrista da Fraternidade da JUFRA das Chagas e irmã deste Regional da JUFRA, sobre a idéia de prepararmos algum texto, algum material para Quaresma, me questionei pela desatenção da Subsecretaria de Formação em relação ao assunto, e PENSEI:
1.       “Vamos SENTIR a QUARESMA?”
Não acontece da Formação, do Formador, da Fraternidade e dos irmãos caírem no costume de achar que todos sabem o que é a Quaresma e como viver?
Que acham ou pensam que o jufrista/cristão deve saber da sua obrigação como tal diante da Igreja?

O PERIGO MORA AI, QUANDO 1 SEMANA DEPOIS DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, um texto ou uma reflexão nos provoca a pensar sobre a Quaresma, por que ainda não tínhamos nos dado conta deste momento: “Alguns por que não iniciaram sua quaresma na quarta-feira – Curtindo Ressaca de Carnaval, descansando do Trabalho ou pensando que Deus o perdoa por que já trabalha tanto.... e ainda por que não lembraram” outros “Vivem o desconhecimento puro, por que encontraram na JUFRA um caminho que o aproxima mais de Deus, mais muitas vezes não são supridos”.....
E as vezes o formador ou formadora não estão atentos a isto, isto que digo é:
1º. Sentir, Partilhar e Viver sua Quaresma (Ser o menor, o primeiro a dar exemplo)
2º. Existem Jufristas com sede/necessidade de formação/conhecimento e de uma atitude que os provoque a se contrariar sobre o que pensam; o que sentem e como vivem... para Despertar uma atitude fraterna e de comunhão com Deus.
2.       “Vamos PARTILHAR a QUARESMA?”
Lembra que você não está sozinho? E que nem é responsável sozinho por fazer a formação da sua Fraternidade? Por isso, sim! Sinta-se culpado por não ter atentado isso (momento da Quaresma e a importância da consciência da Formação) antes...
É UMA PARTE ESSENCIAL DA SUA FUNÇÃO COMO FORMADOR, COMO JUFRISTA, COMO CRISTÃO... VOCÈ É UM TODO...


“6. A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para alcançar conhecimento.7. Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira.”(Gênesis 3, 6-7)
“SENTIRAM vergonha de si mesmo e viram que estavam em Falta com Deus”
Esta é uma reflexão da Primeira Leitura deste 1º Domingo da Quaresma, agora neste momento de partilha, dá pra voltar a pensar né? Tanto como formador, como jufrista, como Cristão, que é preciso Abrir os olhos e perceber/sentir-se em falta com Deus e querer/buscar mudar, fazer penitência.
Sugestão: Pode-se propor um momento de encontro consigo diante de Deus (Momento de oração em Sala ou Igreja) ou dividir em duplas  durante um momento para enxergar o Deus no irmão e juntos buscarem o que o faz sentir-se em falta com Deus. (Uma atitude, vicio, sentimentos, situações ou remorsos)
  3. “Vamos VIVER a QUARESMA?”
A sugestão de refletirmos ou criar um momento de encontro com Deus, seja no silêncio ou na conversa buscando os traços de Jesus no irmão é um ato que nos convida a começar viver a Quaresma, não se trata apenas de conduzir a um momento de deserto que nos leve para mais perto de Deus, mas de buscar as respostas diante das tentações e dificuldades da caminhada.
Como temos respondido as dificuldades da Caminhada?
Reflexão e Partilha: Evangelho de São Mateus 4, 1-11 – As tentações de Jesus
Nas expressões antigas DIABO significa: O que divide. Não se trata de uma cara Vermelha, Bafo de enxofre, cara feia e chifres de bode. Em nossa caminhada as tentações aparecem com rostos bonitos e em momentos como trabalho, JUFRA, família e etc. É o que nos divide, quando nossa atitude na JUFRA, no trabalho ou na família nos leva a nos dividir entre a proposta de Deus e as vaidades, as tentações de se acomodar ou não buscar ser melhor, devemos questionar a resposta que damos diante da nossa fé...
“É HORA DE DAR TESTEMUNHO, DE FAZER E SER DIFERENTE!!”
IDÉIAS: Pode-se conversar entre os irmãos, como e que tipos de respostas podemos dar aos momentos que nos sentimos em falta com Deus, buscar e trabalhar situações para se ajudar a imaginar e sentir isso, assim como no evangelho que mostra de forma bem concreta as tentações. Refletir a secularidade da JUFRA e as desculpas e limitações que damos para não vivenciar nossa resposta como IGREJA.
Existe convites e propostas nos materiais da Campanha da Fraternidade, nos provocando a uma atitude concreta diante do tema deste ano, pode-se criar um trabalho ou um dia de ação para promover a resposta da JUFRA e dos irmãos diante da QUARESMA.
APLICANDO O TEMA:
Estas reflexões servem para amadurecimento da sua caminhada e reflexão da sua Formação com os irmãos, não é necessário criar encontros só pra se refletir, pode-se usar mensagens no Orkut, Celular ou conversas onde se possa partilhar melhor este momento. É hora de provocar, é hora de sentir que alguma coisa diferente precisa acontecer e sentir-se incomodado de que os encontros com os irmãos não devem ser apenas momentos sem conteúdo ou sala de reunião com temas atuais da Juventude, sentir-se Igreja.
“A Igreja só será jovem, quando o jovem for Igreja”
ANEXO 1 – REFLEXÃO DEVOCIONÁRIO FRANCISCANO, PG 177
A Quaresma é iluminada e animada pelo Tríduo Pascal. Tudo deve convergir para a Páscoa: celebração da morte e ressurreição de Cristo e celebração da morte e ressurreição dos cristãos em Cristo. O povo de Deus é chamado a renovar a Páscoa, renovar a nova e eterna Aliança em Cristo morto e ressuscitado. A busca da Terra prometida exige penitência no sentido de conversão, de mudança de vida, de deixar o mal e aderir ao bem. É o êxodo, é sair de si, do seu egoísmo, do pecado, para viver o verdadeiro amor a Deus, ao próximo e a todo ser criado, segundo o amor com que Deus nos amou primeiro.

Os franciscanos, abraçando o carisma da vida de penitência, viverão intensamente a Quaresma pela vida litúrgica iluminada pela Palavra de Deus na Eucarístia e pela Liturgia das Horas. Na quaresma devem transparecer os exercícios de conversão apresentados pela igreja: oração, jejum (renúncia, desprendimento, pobreza), esmola (generosidade, partilha, solidariedade). A conversão intensamente vivida na Quaresma levará a uma vida de conversão permanente de toda a Igreja. Ampliarão e intensificarão sua vida de conversão evangélica através da oração e das práticas devocionais como a prática da devocação a Via-sacra.  (trecho retirado do Devocionário Franciscano, pg 177)
_________________________________________________________________________________



Formação, o desafio é despertar a vivência do Carisma!

Na experiência de vida em fraternidade, que vivemos na JUFRA, destaca-se um trabalho especial e contínuo na Formação dos irmãos e irmãs.
O desafio de despertar a vivência do Carisma passa desde, a escolha do irmão ou irmã que irá nos ajudar a conduzir essa função nos diversos níveis da JUFRA (Local, Regional e Nacional), assim como pela escolha de temas, pela forma de como aplicar e como trabalhar as características dos jovens das nossas diversas realidades e apresentar a JUFRA como opção de vida, ou seja, colocar a realidade de cada fraternidade em unidade com a proposta GERAL de vivência do Carisma Franciscano voltado para o Jovem.
COMO FAZER ISSO?
A JUFRA tem diversos documentos de inspiração que nos ajudam a entender melhor sobre o que ACREDITAMOS, o que QUEREMOS e DESEJAMOS, e também com o que nos COMPROMETEMOS a viver como Jovens Cristãos em nossa vida como jufristas. Um exemplo desses documentos é o documento que chamamos de Manifesto da Juventude Franciscana. 
Com a finalidade de garantir uma unidade no trabalho e na tomada de algumas decisões, temos outro documento muito importante que é o Estatuto Nacional da JUFRA que contém desde os Objetivos da JUFRA e forma como nos organizamos nos diversos níveis, entre outros artigos que também auxiliam na tomada de decisão.
Estes são alguns documentos e materiais que auxiliam na visualização, entendimento e aplicação da formação em favor de despertar nos irmãos a vivência do Carisma Franciscano, eles são frutos de estudos e de aplicação de tudo que vem sendo vivenciado ao longo de 40 anos de História da JUFRA no Brasil e 38 anos no Regional de São Paulo.
Você que é Subsecretário de Formação ou um irmão que tem interesse em desenvolver um trabalho forte e sólido junto à formação dos Jovens, no seguimento e vivência do Carisma, vão encontrar neste Blog: Dicas de dinâmicas, idéias de temas e propostas de materiais, assim como matérias especiais realizadas a partir das dúvidas e sugestões das Fraternidades.
NESSA MATÉRIA:
Manifesto da JUVENTUDE FRANCISCANA.doc


Estatuto Nacional da JUFRA.doc


DINÂMICA ESTATUTO.doc - Proposta de Dinâmica para trabalhar o Estatuto.


SEJAM BEM VINDOS!


Leonardo Augusto
Subs. de Formação Regional de São Paulo – Sudeste 3

________________________________________________________________________________
CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR OS ARQUIVOS



IVª Caderno Nacional de Formação

III Caderno Nac. de Formação da JUFRA
BAIXE AQUI




Coletânea de Textos formativos JUFRA
BAIXE AQUI























II Caderno Nac. Formação JUFRA
BAIXE AQUI
  






  















I Caderno Nac. de Formação da JUFRA
BAIXE AQUI






















ACESSE O BLOG NACIONAL DA FORMAÇÃO DA JUFRA:
http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com/