OFS

INFORMAÇÕES SOBRE O CAPÍTULO GERAL DA OFS

1. No dia 23 de outubro de 2011 teremos o grande encontro em Aparecida entre os capitulares e toda a OFS e JUFRA do Brasil e, eventualmente de outros países que lá se achegarem.

2. Como o encontro está marcado para as 10.00 hs., recomendamos que os brasileiros/as cheguem ao local às 9.30 para se acomodarem com calma. O local exato do encontro é o auditório da CNBB ao lado da Basílica.

3. Neste dia estaremos usando camisetas brancas com a logomarca do Capítulo, do lado esquerdo. O modelo está à disposição de todos que quiserem, em cada Regional, que coordenará este trabalho, mediante encomendas feitas citando a quantidade e especificando a medida das camisetas por parte das Fraternidades. Denize estará entregando um CD para cada Regional, com o logo, inclusive seu significado e a oração do Capítulo para ampla divulgação e fervorosa utilização.

4. Como pode ser que haja um espaço para um diálogo dirigido, cada Regional poderá enviar ao Ministro Nacional uma pergunta que queira fazer aos membros da Presidência do CIOFS, ou mesmo um pequeno texto com o qual queira manifestar-se. Estas intervenções serão analisadas e confirmadas previamente pelo MN, a fim de garantir a organização desse momento.

5. Sendo um evento de grande porte, com tanta gente envolvida, pedimos desde já a compreensão, caso termine antes que todos tenham se manifestado como previsto, mas a maior possibilidade é a de que isto não aconteça.


6. Lembramos a todos que, neste dia a JUFRA do Brasil estará junto da OFS comemorando seus 40 anos de existência no Brasil. Além disso, ser motivo de grande alegria para nós, será também uma oportunidade de divulgá-la a todos que lá estarão presentes. Para tanto, contamos com o apoio de todos para esta participação da JUFRA, que é vista com olhar bastante significativo por parte da Presidência do CIOFS.

7. A Missa será às 12 horas, portanto o encontro deve terminar ao menos 30 minutos antes, para que todos possam se acomodar na Basílica para a celebração. Avisamos desde já, que aos capitulares está reservado um lugar à frente, pois todos estarão em Aparecida pela primeira vez e talvez única vez. Eles sairão do encontro uma hora antes para ocupar o lugar que lhes foi destinado. Pedimos a todos que recomendem aos irmãos e irmãs que evitem o tumulto, a correria e dêem exemplo de civilidade e cortesia franciscana neste momento, permanecendo no local do encontro até às 11.30, quando a Presidência deixará o local para preparar-se para a entrada na Basílica.

8. Lembramos que as contribuições para o Capítulo Geral podem ser feitas em nome de: ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL – BANCO BRADESCO S/A – Ag. 0156/2 – Nações Unidas – Conta corrente 197.774-1. Ao depositar, por favor envie o comprovante ou comunique por e-mail para: Rosalvo Gonçalves Mota – e-mail: rosalvom@uol.com.br
Endereço postal: R. Maria Figueiredo, 618 – apto. 164 - Paraiso
CEP 04002-003 – São Paulo – SP.

Paz e Bem
Rosalvo Mota


 
TEMA: EVANGELIZADOS PARA EVANGELIZAR

 "Proclamai-o, pois ele é bom, e exaltai-o em vossas obras; pois com ste intuito ele vos enviou por todo o mundo, para que, por palavras e  obras, deis testemunho de sua voz e anuncieis que não há ninguém onipotente além dele (Carta Enviada a Toda a Ordem, 8-9).

ORAÇÃO PELO CAPÍTULO

“Altíssimo, glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração”
Somos filhos de Francisco e, em breve, estaremos reunidos em Capítulo, vindos de várias partes do mundo, porque queremos vos servir e amar melhor, Senhor.  Fomos chamados a evangelizar e para isto, precisamos por primeiro, sermos nós próprios, evangelizados. Sabemos que o maior evangelizador é o Vosso Divino Espírito Santo, o Ministro Geral da nossa Ordem. Por isso, a Ele recorremos humildemente: Fazei-nos homens e mulheres verdadeiramente evangelizados, a fim de que possamos caminhar alegremente, no meio do mundo, como levedo no meio da massa, trazendo o Evangelho de Cristo no coração, escutando-o na oração e anunciando-o no cotidiano de nossas vidas.  Que possamos dar-nos as mãos, como verdadeiros irmãos, olhando e penetrando no coração do próximo, da mesma maneira que Deus nos penetra e envolve com seu olhar.
“Concedei-me uma fé verdadeira”
Que em todas as circunstâncias, sob todas as dificuldades, sejamos sempre capazes de acreditar no amor de Deus e possamos vencer nossos medos e limitações, lembrando-nos que quando Francisco encontrou o leproso, venceu a si próprio e deu-lhe seu beijo de solidariedade, enxergando naquele homem, antes repugnante, a face chagada de Cristo e assim, o que era amargo tornou-se doce, mudando toda sua vida.
“Concedei-me uma esperança firme”.
Para que possamos responder aos sinais dos tempos, tempos em que, ao invés de catedrais, se constroem templos de consumo, em que a ânsia do ter aprisiona os corações e nos tira a paz, gerando violência e  corrupção. Que neste tempo em que vivemos, possamos serenamente, sem falsos moralismos, ter a ousadia de viver o Evangelho na sua profundidade, conscientes de que a evangelização franciscana sempre caminhou junto com a educação e a promoção humana, na esperança de um mundo mais justo, fraterno e igualitário.
“Concedei-me um amor perfeito”
Ajudai-nos, Senhor, a aprender o que é o amor, com tamanha intensidade de experiências e vivências, que a compaixão deixe de ser suficiente e  o amor floresça plenamente. Só vós sois o Amor, um amor tão grande, que não podemos exprimi-lo em palavras, mas podemos torná-lo reconhecível através de uma experiência vivida, tocando cada pessoa, provocando fascínio, encanto e atração.
“A fim de que se cumpra o vosso santo e veraz mandamento”
Que sejamos capazes, diante do mistério de Deus que aparece e nos toca, de exclamar como Francisco: "Senhor, que queres que eu faça?” E como ele, sermos fiéis ao chamado, cumprindo a nossa missão de evangelizados e evangelizadores. Amém.
(Autora: Sônia Gomes da Silva Bruno, OFS)



EXPLICAÇÃO SOBRE O LOGO DO CAPÍTULO GERAL OFS

O “logo” destaca a representação do ícone formado pela Bíblia, pelo sol e pelo “Tau”.
A Bíblia representa o elemento dos “evangelizados”, por onde nos chega a história da salvação do homem.

O sol representa a atitude de “evangelizar”, levando a mensagem central de Jesus para todas as pessoas, assim como o sol irradia sua luz e seu calor para toda a humanidade.

Esses dois elementos se integram em uma só figura, traduzindo visualmente o tema do XIIIº Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular: “Evangelizados para evangelizar.

O “Tau”, envolvido no centro desses elementos, simboliza a Ordem Franciscana Secular e sua necessidade de estar sempre bebendo da fonte de água viva, que é Jesus Cristo, para poder levá-lo a todos os irmãos.

A cor azul do fundo marca o elemento “céu”, simbolizando que a graça de receber a Boa Nova e poder transmiti-la é uma obra divina.

O “Logo” também tem a preocupação de trabalhar com elementos universais conhecidos independentemente do país que o observador pertença. Mas nos mostra, também, os elementos que se referem a bandeira nacional do Brasil, como país onde se realiza o Capítulo, que sobressaem-se na bandeira nacional do Brasil.

CLIQUE
LOGOS DEFINITVOS DO CAPÍTULO GERAL DA OFS, OUTUBRO 2011 - BRASIL





SAIBA MAIS E ACESSE O SITE DO REGIONAL DA OFS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SUDESTE III
http://www.ofssudeste3.org/p/quem-somos.html

SITE DA ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL 
http://www.ofs.org.br/

Componentes do Conselho Regional Sudeste III - OFS DO BRASIL - Gestão: 2010-2013

Ministra: Denize Aparecida Marum Gusmão
Vice-ministra: Claudete Leutz Martins
Coordenador da Formação: César Galvão
1º Secretário: Antônio Carlos Alves
2º Secretário: Reolando Silveira FIlho
1º Tesoureiro: Cleide Aparecida Marchi
2º Tesoureiro: Antonio Julio MArtins

Conselheiros dos Distritos:
1º Distrito: João Pereira Freire Neto, Nercy Lima Correia e Paulo Roberto Rodrigues
2º Distrito: Jalile Yared Barros Sene e Samuel da COllina Júnior
3º Distrito: Pedro Ackermann Júnior e Aluisio Victal
4º Distrito: Leonilda Rodrigues Vieira Martinez e Herminia Elpirio Costa Santucci
5º Distrito: Domingos Sávio Plotegher e Lauro Antonio Baruqui Pirolla
6º Distrito: Neide Rodrigues da Costa
7º Distrito: Sebastião Roberto Campanha Lima
8º Distrito: José Juvenal da Silva e Juvêncio Doniseti do Prado

Conselho Fiscal Efetivos:

Flávio de Carvalho Trindade
Silvio José de Barros
Fernando César Boarati

Conselho Fiscal Suplentes:
José Correia França
Bernadette Mansueto Fernandes
Luis Carlos da Silva


QUER SABER QUAIS SÃO AS FRATERNIDADES DE OFS - ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO NOSSO ESTADO DE SÃO PAULO???

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO SER
UM FRANCISCANO SECULAR!!