domingo, 24 de julho de 2011

ATENÇÃO FRATERNIDADES: Acompanhem a Preparação Regional para as Comemorações ~ Festa de Santa Clara 2011

Meus, irmãos e irmãs, muita PAZ e muito BEM!

Além dos 40 anos da JUFRA do Brasil, estamos comemorando algo muito importante para toda Família Franciscana - o aniversário de 800 ANOS da ORDEM DE SANTA CLARA DE ASSIS. Na história de vida de Santa Clara, vemos que alimentava em seu coração ternura e compaixão para os sofrimentos e as misérias das pessoas. Aprendia de sua mãe a ser delicada, bondosa e cordial com todos, principalmente com os mais pobres. Mas, sobretudo foi o espírito de oração que, avidamente, captou do ensinamento sábio de sua mãe.

Clara gostava de rezar. O Sinal da Cruz era um gesto muito utilizado por Clara de Assis. Quando encontrava pessoas doentes, tristes e desanimadas, traçava em sua fronte o Sinal da Cruz. Muitas coisas boas aconteceram com essas bênçãos. Clara amou a todos com um coração novo. Descobria sempre nos outros o bem que Deus colocava em cada um. Ela descobriu esse jeito de viver, meditando e contemplando a Palavra de Deus, e assume de forma tão profunda na qual ela mesma se torna um Evangelho Vivo.

No dia 18 de março de 1212, domingo de ramos, na Catedral de São Rufino, o Bispo distribui os ramos bentos. Clara não via o que se passava, pois era o dia combinado com Francisco para a execução de seu audacioso plano de servir a Deus na pobreza e humildade de Jesus e sua mãe Santíssima. Na calada da noite acompanhada de sua prima Pacífica e num gesto de coragem e fortaleza, Clara, foge de seu palácio. São Francisco e seus companheiros a esperavam com tochas acesas na igrejinha de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula. Desta maneira, Clara se entrega totalmente ao Deus Altíssimo. Clara rezava intensamente para seus irmãos e irmãs, conseguiu converter a própria mãe e sua irmã. Santa Clara amou tão incessantemente a Eucaristia, pois sem o corpo e sangue de Cristo, Clara se sentia vazia.

Meus irmãos, vendo este modelo de vida franciscana, um modelo de vida simples e fraterna, queremos nos espelhar em você Clara, isso mesmo, queremos ser pessoas, irmãos/ãs que seguem vossos passos. Como Santa Clara, devemos ser espelhos para os demais que passam por dificuldade e tribulações na vida. Neste ano jubilar (2011-2012) da Festa de Santa Clara, o Regional da JUFRA de São Paulo, motiva a todas as fraternidades para comemorarem especialmente, como jovens franciscanos esse DIA DE SANTA CLARA – 11 de agosto.

Cada fraternidade pode elaborar a partir de sua criatividade algo relacionado com essa festa. Recomendamos que fosse bem pensado e organizado, porém de forma simples e atrativa. Convidem e divulguem a outras pessoas, a irmãos da OFS, freis, amigos, familiares. Deve ser um momento especial para todos.

Clara em sua clausura rezava por toda a ordem, uma mulher de pura oração. Por isso enviamos como material de apoio o livro Orando com Santa Clara - Lectio Divina elaborado pela OFS Sudeste 3 que contêm Adoração ao Santíssimo Sacramento e o método de oração de Clara – OLHE, CONSIDERE E CONTEMPLE. Coloquem em suas orações pelos mais pobres da nossa sociedade, pelos nossos 40 anos de JUFRA no Brasil e por cada jovem que busca um ideal de vida.

Estaremos entrando em contato para partilharmos entre as fraternidades o que foi realizado com essa motivação para a Festa de Santa Clara.


VIVA A SANTA CLARA DE ASSIS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário