quinta-feira, 17 de março de 2011

JOVEM FRANCISCANO NA QUARESMA

Estamos no tempo Quaresmal. Na liturgia são 40 dias nos quais temos os exercícios de conversão: oração, jejum e esmola. 
Para nós jovens franciscanos é um tempo muito importante, pois também nos relembra o amor de Francisco ao Cristo Crucificado que amou tanto a humanidade ao ponto de se entregar, sofrer e morrer para nos salvar.



A Quaresma é iluminada e animada pelo Tríduo Pascal. Tudo deve convergir para a Páscoa: celebração da morte e ressurreição de Cristo e celebração da morte e ressurreição dos cristãos em Cristo. O povo de Deus é chamado a renovar a Páscoa, renovar a nova e eterna Aliança em Cristo morto e ressuscitado. A busca da Terra prometida exige penitência no sentido de conversão, de mudança de vida, de deixar o mal e aderir ao bem. É o êxodo, é sair de si, do seu egoísmo, do pecado, para viver o verdadeiro amor a Deus, ao próximo e a todo ser criado, segundo o amor com que Deus nos amou primeiro.
Os franciscanos, abraçando o carisma da vida de penitência, viverão intensamente a Quaresma pela vida litúrgica iluminada pela Palavra de Deus na Eucarístia e pela Liturgia das Horas. Na quaresma devem transparecer os exercícios de conversão apresentados pela igreja: oração, jejum (renúncia, desprendimento, pobreza), esmola (generosidade, partilha, solidariedade). A conversão intensamente vivida na Quaresma levará a uma vida de conversão permanente de toda a Igreja. Ampliarão e intensificarão sua vida de conversão evangélica através da oração e das práticas devocionais como a prática da devocação a Via-sacra.

(trecho retirado do Devocionário Franciscano, pg 177)

ACOMPANHE O TEXTO COMPLETO NO LINK DA FORMAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário