quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES E ANIMAÇÃO VOCACIONAL


Regional da Jufra de São Paulo


Entre outros benefícios que temos recebido [...] da generosidade do Pai de toda misericórdia (cf 2Cor 1,3) [...] está a nossa vocação, que quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. Por isso diz o Apóstolo: ´Reconhece a tua vocação` (cf 1C 1,26)"
(Test. De S. Clara 2-4)

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES


Caros irmãos e irmãs da JUFRA de São Paulo.
Paz e Bem!

            Estamos todos eufóricos celebrando 800 anos daquela noite maravilhosa, em que Clara de Ofreduccio, abandona a casa paterna, para abraçar a. vida consagrada. A alma que ansiosa pelo Cristo, deixa tudo, para entregar-se por completo nas mãos de seu Senhor. Nós todos, franciscanos e franciscanas, espalhados pelo mundo inteiro, por todo o Brasil, por todo o Estado de São Paulo, somos convidados a fazer memória daquela noite santa, em que a claridade deixou sua casa, para de dentro de um mosteiro iluminar o mundo.
Gostaríamos de convidar todos os jufristas do Estado de São Paulo e todos quanto sem sentirem convidados, a iluminar nossas vocações e a de nossa Igreja, como fez Clara de Assis. Mestra da contemplação, Clara nos ensina que a oração é o grande pilar que sustenta toda nossa família.

         No “Espelho da Perfeição” encontramos os seguintes dizeres na boca do seráfico pai São Francisco:

“Há muitos frades que põem todo o seu empenho e solici­tude em adquirir ciência, abandonando sua santa vocação, va­gando com a mente e o corpo fora do caminho da humildade e da santa oração.10 Estes, quando pregam ao povo, e percebem que por isso alguns ficaram edificados ou se converteram à penitên­cia, incham-se e se vangloriam com a obra e o ganho do outro, como se fosse seu; 11 porém, pregam mais para sua condenação e prejuízo e nada mais fazem segundo a verdade, senão ser instru­mentos daqueles pelos quais o Senhor obteve realmente estes frutos. 12 Pois, aqueles que eles pensam ter edificado e con­vertido à penitência por sua ciência e pregação, na verdade é o Se­nhor que os edifica e converte pelas orações e lágrimas dos frades santos, pobres, humildes e simples; 13 embora estes santos frades quase sempre ignorem isso, pois é vontade de Deus que não o sai­bam, para que não se ensoberbeçam.” (capítulo 72)

        Iluminados pelas palavras de Francisco, tomando como exemplo o fervor na oração de nossa mãe, mestra e irmã Clara, façamos uma semana de oração pelas vocações, por todos nós jufristas, e por todos os nossos irmãos e irmãs da Família Franciscana, e por todos os que ainda entraram.

E faremos da seguinte forma, a começar pelo dia de Santa Clara, dia 11 de agosto, até o próximo final de semana no dia que a fraternidade se reunir. Faremos uma hora de orações, pelos 800 Anos de Santa Clara e por todas as vocações inclusive as franciscanas. Ou seja, as 12:00 horas de cada dia, iremos nos unir . Não será necessariamente uma hora inteira de oração, porque devido às várias atividades ao longo do dia, talvez não seja possível interromper as atividades, então podemos rezar uma Ave Maria, oração dos 800 Anos (em anexo) ou alguma oração do devocionario. Para o dia 18 (ou o próximo dia de encontro da sua fraternidade) enviaremos uma das cartas enviada por Santa Clara à irmã Inês a sugestão e que a fraternidade faça um encontro em cima desta carta mais fique a vontade para fazer uma simples leitura com um momento de espiritualidade ou reflexão.

Nesta semana (12 a 19 de agosto) também será dedicado a Animação Vocacional em nível Nacional (material em anexo por email), não é necessário realizar um encontro para despertar novas vocações nesta semana, mas é preciso fazer estes encontros lembrando que este é o mês das Vocações e esta é uma das prioridades do nosso Regional. Sabemos que algumas fraternidades irão realizar Encontros Vocacionais neste mês e nos seguintes, este material vem para auxiliar na elaboração e divulgação destes encontros.

 Não esqueça de tirar fotos, fazer postagens no facebook e blog, nos enviar para mostramos o exemplo da sua fraternidade para todo o nosso Regional.

Tomados pelo mesmo Santo Espírito, que preencheu a vida de Clara e Francisco, elevemos os nossos corações a ele, e rezemos pelas vocações.

Divisão das Cartas Enviadas de Santa Clara para irmã Inês:
Jufra Valongo e Jufra das Chagas (http://www.procasp.org.br/subcapitulo.php?cSubcap=4)
Jufra Franca, Ribeirão e São José do Rio Preto (http://www.procasp.org.br/subcapitulo.php?cSubcap=5)
Fraternalmente,

Secretariado do Regional de São Paulo




Um comentário:

  1. Formadores e tds os Jufristas...
    aqui está a divulgação de como Regional comemorará esta data tão importante para nós, o dia de SANTA CLARA DE ASSIS, juntamente com o mês das vocações... E aqui está mais uma dica se quiserem trabalhar na formação a História de Santa Clara, não precisa ser uma formação com tudo ao mesmo tempo, pode ser dividida em duas formações, como acharem melhor.... Mas que este material seja trabalhado na formação, que saibamos quem foi Clara de Assis, que conheçamos Clara, pois em suas cartas ela mesma se mostra para nós em suas palavras.. que estas cartas sejam lidas e refletidas!!! Jufra de SP vamos caminhar juntos na nossa formação... me comuniquem caso precisem de algo =D

    http://www.franciscanos.org.br/n/?p=21778

    Paula Brito
    Subsecretareia de Formação do Regional de SP

    TD A PAZ E MUITO BEM!!

    ResponderExcluir