segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jovens "enraizados em Cristo"

papa1
Vai começar. Milhares de jovens de todos os países já tomam as ruas de Madri. Alegres, barulhentos, coloridos, eles ocupam todos os espaços e já não aguentam mais de ansiedade. Esperaram por três anos – muitos, pela vida inteira – para participar. E agora, finalmente, depois de tanta preparação e de tantos sacrifícios, vai começar.

Estamos falando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa oficialmente nesta terça-feira (16) com missa celebrada, às 20h (15h no Brasil), pelo arcebispo de Madri, Cardeal Rouco Varela. Esta é a vigésima sexta edição do evento – a décima segunda a ser realizada em âmbito internacional. 

Na quarta-feira (17) começam duas das principais atividades que acontecerão ao longo da semana: as catequeses com os bispos e o Festival da Juventude. Até sexta-feira, na parte da manhã e no começo da tarde, bispos de todo o mundo estarão espalhados pelas paróquias de Madri oferecendo momentos de formação aos jovens em 15 línguas diferentes. Já ao final da tarde e à noite ocorrerão inúmeros eventos culturais, incluindo shows musicais, peças de teatro, performances, exibição de filmes, etc, numa diversificada agenda com atrações provenientes de todos os países.

Outros dois eventos que acontecerão ao longo desses dias são a Festa do Perdão e a Feira Vocacional, ambos no Parque del Retiro. A Festa do Perdão é um grande mutirão de confissões que contará com 12 mil sacerdotes – um deles, o próprio Papa. Já a Feira Vocacional apresentará aos participantes da Jornada dezenas de caminhos, carismas, trabalhos e atividades de evangelização diferentes.

O Papa com os jovens

O Papa Bento XVI chega a Madri na quinta-feira (18) ao meio dia (7h no Brasil) e tem seu primeiro encontro com os jovens às 19h30 (14h30 no Brasil) na Plaza de Cibeles. Nos dias em que permanecerá em Madri, ele terá uma extensa agenda, com inclui, além dos compromissos como chefe de Estado, encontros com jovens religiosas, com seminaristas e com jovens professores universitários – sem falar da Via Crúcis, da Vigília e da Missa Final.

A Via Crúcis está marcada para as 19h30 (14h30 no Brasil) da quinta-feira e será celebrada com belíssimos objetos da arte sacra espanhola.

No sábado (19), o evento principal será a Vigília com o Papa. Eles devem começar ao Aeródromo de Cuatro Vientos no final da tarde. Às 20h (15h no Brasil) o Papa chegará ao local e iniciará a vigília de adoração com os jovens. Mais tarde, o Papa deverá se retirar, mas os jovens permanecerão ali ao longo de toda a noite, rezando, adorando, participando dos vários atos preparados.

A Jornada Mundial da Juventude será encerrada no domingo (21), com a missa final, que ocorrerá no mesmo local onde haverá vigília, o Aeródromo de Cuatro Vientos. O Papa chegará às 9h e começará a celebração às 9h30 (4h30 no Brasil). Ao final da missa, Bento XVI vai anunciar a cidade que sediará próxima JMJ.

Para os brasileiros, a Jornada não acaba aí: à noite, a partir das 18h (13h no Brasil), uma grande festa com a participação de muitos artistas católicos vai comemorar a alegria de termos enviado a maior delegação de nossa história.

Todos esses dias serão marcados, certamente, por muita espiritualidade, por muita oração e adoração, por muita festa, muita troca de experiências, pelo contato com várias novas culturas, pelo surgimento de novas amizades. Se Deus quiser, todos esses jovens voltarão para seus países com novo ardor missionário, com a intenção de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos e com um forte desejo de santidade. Assim, estará se cumprindo aquilo que o Beato João Paulo II sonhou ao idealizar e criar a Jornada Mundial da Juventude: homens e mulheres com espírito jovem seguindo Jesus Cristo e levando-o a todos os lugares.

Veja a agenda completa da JMJ Madri



01_JMJ_valencia

Uma missa com a participação de mais de 20 mil jovens marcou o último dia de pré-jornada na cidade de Valência, Espanha. As atividades do chamado “Dias nas Dioceses”, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), acolheu 15 mil peregrinos de 45 países.

A celebração aconteceu na “Plaza de la Virgen” e foi presidida pelo arcebispo de Valência, dom Carlos Osoro e concelebrada por mais de seis bispos e 300 sacerdotes que acompanham os peregrinos na JMJ.

Encontros
JMJ_caminhada__valencia

As praças da Espanha retratam que a Jornada é o encontro da diversidade. Peregrinos de todo o mundo se reúnem para celebrar a unidade da juventude católica no mundo. E para conhecer um outro jovem não tem segredo. “É muito simples. Você se aproxima, conhece de onde a pessoa veio e o nome dela, e em segundos já está tirando foto juntos e trocando lembranças", conta Cristine Duran, da Itália. Ela se encontrou com um grupo de brasileiros e em seguida ja anotava os contatos deles se comprometendo a adcioná-los no Facebook.

Os Dias nas Dioceses são uma opção para peregrinos que chegam a Madri. Eles participam de celebrações,apresentações culturais e visitas a paróquias.

Para viver a Jornada Mundial da Juventude é preciso praticar o desapego. A prova disto são as condições de hospedagem dos peregrinos, que ficam em paróquias e escolas. Em Valência, por exemplo, o grupo da delegação brasileira dorme em um ginásio, em sacos de dormir.

A comida é distribuída pela manhã e à noite. Mas mesmo assim, a juventude revela que se sente bem em estar na JMJ. “É um privilégio estarmos na Jornada. Tudo que vivemos é aprendizado que marca nossas vidas”, comenta o jovem Tiago Silva, de São Paulo.

Um dos momentos marcantes vividos no alojamento dos peregrinos, foi uma experiência de oração na noite do sábado (13). A convite dos jovens brasileiros, o grupo da delegação da Áustria, que dividiu o mesmo local de hospedagem, participou de um momento de partilha do qual eles mesmos afirmaram ser diferente e edificante. “Como é bom descobrir a diversidade de expressões da mesma fé”, afirmou a austríaca Simone Bräuer, que espera viver mais experiências como essa em Madri.

Vida de peregrino

Peregrinar, andar e andar. Essa é uma prática comum entre os jovens que participam da JMJ. Eles saem cedo dos alojamentos e só retornam à noite. Nesse intervalo muita disposição. E os espanhóis percebem essa disponibilidade. “É bonito ver essa animação, principalmente para um evento religioso. Os brasileiros são muito felizes”, comenta Magdalena Gonzalez, de 63 anos, que observava um grupo de jovens na estação de metrô "Las Carolinas", perto do centro de Valência.


Por Moises Nazário, Fernando Geronazzo e Ricardo Fonseca

Fonte: www.jovensconectados.org.br

ACESSE O SITE OFICIAL DA JORNADA
http://www.madrid11.com/pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário