sábado, 13 de agosto de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE COM O PAPA BENTO XVI 2011


Na Jornada Mundial da Juventude 2011 que acontece na cidade de Madri - Espanha nesse mês de agosto a JUFRA do Brasil está bem representada. E o Regional de São Paulo tem a alegria da participação do Irmão Mateus Agostini Garcia - Sub Distrito III e de Animação Vocacional, da fraternidade JUFRA Frei Leão de Franca, assim como os irmãos Alex Bastos - Secretário Fraterno Nacional da JUFRA e Ivo Gonçalves, ambos da fraternidade JUFRA das Chagas de São Paulo.
Estes nossos queridos irmãos juntamente com outros representantes participaram tanto dos eventos da jornada quanto do ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUFRA que acontecerá paralelamente.
Continue acessando este blog, pois colocaremos notícias enviadas diretamente de Madri por esses nossos irmãos representantes.

SERÃO MOMENTOS INESQUECÍVEIS PELOS QUAIS ESSES IRMÃOS  PASSARAM, REPRESENTANDO TODA A JUFRA DO BRASIL. REZEMOS POR ELES E POR ESSE BELO ENCONTRO.

FIQUEMOS EM SINTONIA E PARTICIPEMOS JUNTOS... AFINAL A JORNADA MUNDIAL É PARA TODA A JUVENTUDE CRISTÃ.
SERÁ TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO, VIA INTERNET E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA JUFRA.... PARTICIPEM!!

AGUARDEM E VEJAM QUE VEM NOTÍCIA BOA SOBRE A JORNADA MUNDIAL...


ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUFRA
Madri-ES

O tema escolhido para o encontro internacional da Juventude Franciscana foi: “Dai-me uma fé reta”. Esse tema, em alguns aspectos, segue a temática principal da Jornada Mundial da Juventude e foi retirado da oração de São Francisco diante do Crucifixo de São Damião. É uma oração que pode nos acompanhar em todo o caminho de preparação para esse grande encontro.

“Ó Glorioso Deus Altíssimo, iluminai as trevas do meu coração. Dai-me uma fé reta, esperança firme e caridade perfeita. Dai-me Senhor o reto sentir e conhecer, a fim de que possa cumprir o sagrado encargo que na verdade acabais de dar-me. Amém!”
Acompanhe a reflexão a cerca dessa frase da oração de São Francisco de Assis:

...daí-me fé reta, esperança certa e caridade perfeita

Diante do Crucifixo iluminado na capela de São Damião, Francisco notou a escuridão do seu coração, que consiste, basicamente, em não ser capaz de se libertar e entregar-se como fez o Crucificado. Por isso, Ele pede atitudes que são uma resposta adequada à entrega do Senhor na cruz. Pede aquilo que constitui e fundamenta a vida cristã, as três virtudes teológicas: fé, esperança e caridade. Na fé, o homem se entrega, como fez Abraão, ao outro... Na esperança, posso olhar para além de mim mesmo... Na caridade, entrego o meu mais profundo e dou uma resposta pessoal a ti. O que o homem busca é o amor; o ser humano cresce e se aperfeiçoa quando ama e é amado. Alcança sua perfeição na sua entrega aos outros. Essa caridade perfeita é o pedido de Francisco.
Francisco pede também uma fé reta. É muito possível que Ele deseje alcançar os movimentos hereges de sua época. Os Cátaros tinham se estabelecido no vale de Espoleto, e suas idéias desorientavam muitas pessoas; eram pregadores itinerantes que viajavam cidades e aldeias, pregando penitência. Diante dessa situação, Francisco pede luz para optar por uma fé verdadeira, mantendo-se fiel a Ela. Pode ser que a frase de Francisco seja influenciada pelo trecho canônico romano da missa: “por todos aqueles que, fieis a verdade, promovem uma fé católica e apostólica”. Em todo caso, na oração diante do crucifixo nota-se sua preocupação por manter-se na igreja, uma preocupação que mais tarde aparecem em vários de seus escritos (2 R 2,2; 12,3-4; Adm 26; 2CtaF 32-36; CtaO 44).

O apelo de uma fé verdadeira é algo que se mantém relevante na atualidade. Estamos expostos a muitas idéias. Acreditar em algo não é mais visto como certo; e menos ainda se for algo adquirido do conteúdo de nossa fé. Corremos o risco de considerar de antemão a nossa própria opinião como a única verdadeira, e também corremos o risco de ouvir as nossas raivas como o último grito. O pedido daí-me uma fé verdadeira pode nos preservar tanto do excesso de segurança em nós mesmos, como de ficarmos à mercê de opiniões e coisas passageiras.
Durante certo tempo, Francisco correu atrás de ilusões. Sonhou com armas e os caminhos da força. Mas, escutou a voz de sua consciência e seguiu por um caminho diferente. Agora, seguindo esse caminho, pede esperança certa, segura, uma esperança que supera em muito o desejo de glória e honra. Uma esperança que se mantém firme, pois o homem tem como ponto de apoio o Senhor. E agora, o Senhor é a sua segurança.

Francisco concretiza também a caridade, a terceira virtude de seu apelo, com um adjetivo qualitativo: perfeito, completo. Esse pedido é ouvido como eco no seu encontro com o leproso, que representa um ponto de mudança em sua vida. Como Ele próprio reconheceu mais tarde: "E o próprio Senhor me conduziu entre eles, e pratiquei com eles a misericórdia. E quando eu deixei o mesmo, o que parecia amargo para mim foi transformada em doçura da alma e do corpo "(Test 2-3).

Francisco manterá ao longo de sua vida o que ele pede nesse momento de conversão. Em contraste a muitos hereges e fanáticos de seu tempo, Ele permanece na fé verdadeira, defendendo-a até o fim.


Extraído de: LEHMANN, L. OFMcap. La Oración de San Francisco ante El Crucifijo de San Damián. Enciclopédia Franciscana. Disponível em:
http://www.franciscanos.org/enciclopedia/lehmann.html


MENSAGEM AO IRMÃO MATEUS PELA OCASIÃO DE IDA A JMJ 

Caríssimo irmão Mateus Agostini Garcia

Paz e Bem!!

O Secretariado Fraterno Regional da JUFRA de São Paulo, se alegra e manifesta por meio dessa mensagem a nossa felicidade de ter você na JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE COM O PAPA em Madri na Espanha nesses dias 11 a 22 de agosto de 2011.

Desejamos que você tenha uma abençoada viagem e participe ativamente do Encontro da JUFRA Internacional, assim como a Missa junto ao Papa Bento XVI. Estes que iram reunir vários jovens de lugares e países diferentes, mas unidos com um mesmo ideal. Como já diz o Papa na mensagem que enviou aos jovens pela ocasião da jornada - sejamos ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ para podermos assim testemunharmos e evangelizarmos ao nosso próximo, principalmente aos jovens, prioridade da Igreja Católica Apóstolica Romana da América Latina.

Você estará representando sua fraternidade JUFRA FREI LEÃO de Franca, assim como nosso REGIONAL DE SÃO PAULO e, junto com os outros irmãos representando a JUFRA do Brasil. Acredite, que daqui estamos rezando por vocês e por esse momento tão especial para toda a igreja católica do mundo.

Mesmo estando longe, procure nos manter informados, envie notícias e fotos para assim sentirmos mais perto de ti também. Ao retornar, partilhe toda essa benção que você está tendo a oportunidade, e lógico que estaremos te aguardando de braços abertos, meu irmão.

Que Deus o abençõe e te guarde
mostre a sua face e tenha misericórdia de vós
volva o seu olhar para ti e lhe dê a paz.
Que Deus te abençõe em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.


Grande abraço fraterno dos seus irmãos,


Nayla, Cida, Hortênsia, Léo, Alef e Maria.
REGIONAL JUFRA SÃO PAULO - SP 3

_______________________________________________________________________________
ACOMPANHE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SITE OFICIAL:
http://www.madrid11.com/

E A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO INTERNACIONAL DA JUFRA NA JMJ: http://madrid11.youfra.net/?page_id=20&lang=es

_______________________________________________________________________________
CURIOSIDADE:
Aldeia Franciscana acolherá jovens





Madri (ES) -
Este ano, no contexto da JMJ em Madri, toda a Família Franciscana vai se encontrar para viver unida este evento da Igreja.
Durante toda a Jornada, nas proximidades da Basílica Real de São Francisco El Grande estará montada a “Aldeia Franciscana”, onde os jovens de todo o mundo poderão viver experiências de fraternidade ao lado dos franciscanos: um espaço de anúncio e encontro com conferências, momentos de oração e adoração.
Neste lugar, os jovens poderão estar em comunhão plena com toda a Família Franciscana segundo o estilo dos jovens franciscanos e sua criatividade. Um site atualizará e dará informações sobre todas as atividades da Aldeia.
Nos dias antecedentes à JMJ, de 12 a 15 de agosto, a Aldeia vai hospedar um encontro internacional com a participação de 460 jovens de todo o mundo: um momento de compartilha do caminho franciscano com a realidade internacional. Momentos de festa e excursões de grupo vão favorecer o conhecimento e o confronto.

Fonte: Franciscanos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário