sábado, 24 de dezembro de 2011

2ª JORNADA NACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS NO REGIONAL


Jornada na JUFRA de Mococa


A fraternidade Jufra Trovadores de Deus realizou em momento de encontro formativo a discussão sobre a jornada dos direitos humanos, a temática Juventude e Justiça Sócio-Ambiental, comentando o proposto e discutindo as conseqüências.

Nas programações de final de ano, Jayro Nascimento, secretário fraterno comentou que a fraternidade terá formação sobre São Francisco e o Presépio, e que estão realizando a novena de Natal na casa dos jufristas. Terão também a confraternização de fim de ano dia 18 de dezembro de 2011.




Jornada na JUFRA de São Paulo

No mês de dezembro do dia 1º ao dia 10, a Juventude Franciscana do Brasil realizou a 2º Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos - Juventude e Justiça Sócio-Ambiental, a proposta desse ano era que as Fraternidades locais trabalhassem dentro do período proposto a temática da Campanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e Vida no Planeta" 

E como ato concreto da Jornada, a Fraternidade JUFRA das Chagas participou de duas atividades: do Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil, que aconteceu no dia 8 de dezembro, no Teatro Anchieta – SESC Consolação e organizou uma palestra sobre questões sócio-ambientais, ministrada pelo convidado Walfredo Medeiros, no dia 9 de dezembro no Parque da Água Branca.

JUFRA das Chagas presente no Lançamento do Relatório Direitos Humanos


Irmãos no Parque da água Branca com o convidado Walfredo Medeiros
E em nosso retiro anual, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de dezembro na Casa São Francisco, tivemos um momento de partilha e reflexão das experiências vividas durante a Jornada, onde cada irmão que participou das atividades compartilhou com os demais o que lhe foi mais significante.




Momento de partilha e reflexão na Casa São Francisco
Relato dos irmãos:

" Certamente o mundo que vivemos hoje não é o mundo que queremos para as próximas gerações. O planete terra como conhecemos, com suas biodiversidades naturais e tudo o mais belo e perfeito que Deus criou, pede socorro. O homem usa e abusa, maltrata a criação que nos foi confiada, a casa que Nosso Pai Celestial fez com tanto carinho para que tomássemos conta e preservasse. 
Em uma magnífica palestra onde foram abordados temas ambientais com o irmão Walfredo Medeiros, no parque da Água Branca em uma tarde ensolarada e cheia da presença de Deus, onde compartilhamos e discutimos vários temas que envolvem nosso planeta e o meio ambiente como um todo. O palestrante, irmão Walfredo nos falou de assuntos de grande importância e significado para refletirmos e questionarmos o modo como vivemos e lidamos com a questão socio-ambiental e todo o sistema que abrange o mesmo.  
A mensagem que ficou marcada ao final desta empolgante conversa entre irmãos que somos, compartilhando o mesmo ideal foi a maneira como enxergamos, utilizamos e usufruímos de tudo o que nós é dado pelo Criador para a nossa sobrevivência e permanência num mundo egoísta e materialista, cuja as leis nem sempre são cumpridas e a falta de conscientização humana reflete o ambiente e o convívio em nossos cotidianos."
Irmão  Jânio sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros 


“A nossa palestra aconteceu de forma muito agradável e em um ambiente que não poderia ser mais propício no Parque da Água Branca, onde a manhã chuvosa deu espaço para uma tarde ensolarada. Nos encontramos as 14e30 com o palestrante Walfredo Medeiros, ele que é estudante do curso de Psicologia foi convidado para falar sobre temas sócio-ambientais por ter um grande envolvimento com causas ecológicas. Iniciamos a palestra com o Cântico das Criaturas, nossa conversa abordou diversos temas sobre  questões sócio ambientais, como consumo consciente, agronegócio, desmatamento, reciclagem, sustentabilidade, agrotóxicos, alimentos transgênicos, exploração no trabalho e meios de produção, e todos foram apresentados de forma muito clara. E um dos temas sobre o qual conversamos, que me despertou um maior interesse,  foi o tema “quais as soluções?”, e esta resposta está presente também na causa, o próprio ser humano, o ser humano que polui, que desmata e que explora, traz consigo a solução, pois mudando a nossa forma egoísta de habitar este planeta, quando pararmos de nós importarmos apenas com nossas futilidades pessoais e começarmos a nós importar com as necessidades e o bem estar de todos, viveremos em uma sociedade mais saudável, mais justa e mais fraterna. Mas não temos mais tempo de idealizarmos um mundo perfeito, temos que começar a agir agora, reciclando, economizando água, consumindo de forma consciente e procurando saber quais as origens dos produtos que compramos, se a madeira foi adquirida de forma legal, se não há exploração de trabalho..., é a nossa geração que tem que agir, pensar e fazer!!.”
Irmã Daniela Sabino sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros 

“Nos discursos e homenagens no Lançamento do Relatório dos Direitos Humanos 2011, me inquietou o pedido de ajuda para a resistência indígena Guarani Kaiowá e seus mártires. Observando a luta desses indígenas que colocam em risco sua própria vida pela luta do seu território e cultura. Além da homenagem a D. Maria Augusta Capistrano, lutadora contra a ditadura militar e esposa de Davi Capistrano, dirigente do Partido Comunista Brasileiro, preso político desaparecido.”
Irmã Maria Aparecida Brito sobre o Lançamento do Relatório dos Direitos Humanos 2011 

O convidado Walfredo Medeiros mencionou em sua palestra o documentário “A História das Coisas”, este curto vídeo de 20 minutos apresenta de forma interessante e em uma linguagem simples todas as etapas do processo que vai desde a extração da matéria prima, produção, distribuição e ideologia publicitária, consumo, e por fim para onde quase tudo vai o lixo, e  como esses fatores afetam o meio ambiente. Vale à pena assistir







Daniela Sabino – São Paulo - SP  
Subsecretária Local de Formação e DHJUPIC
Fraternidade JUFRA das Chagas

Fonte: www.ofsjufradaschagas.blogspot.com






Jornada na JUFRA de Franca-SP

Acolhendo a proposta nacional, a Fraternidade Jufra Frei Leão (Franca-SP), se reuniu no dia 26 de novembro para refletir e discutir acerca da proposta da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos e seu tema "Juventude e Justiça Sócio-Ambiental - Quanto vale esse progre$$o?".

Em nossa reflexão, lembramos quantas vezes essa mesma tematica foi abordada em Campanhas da Fraternidade promovidas pela CNBB, além de outras inciativas que abrangem os mais diversos níveis de nossa Igreja e sociedade, mas como ainda é tão pertinente e urgente levarmos a cabo nossas reflexões de modo a tranformá-las em gestos concretos.

Devido à escassez de tempo hábil para a realização de um gesto concreto ou algo do gênero, nos propomos a não deixar que a Jornada e seu tema caiam no esquecimento, e sejam retomados em nossas atividades em 2012, que deverão dar um maior enfoque na subsecretaria de DHJUPIC.

Além do encontro fraterno, a fraternidade Frei Leão disponibilizou em seu blog, de 1º a 10 de dezembro, uma série de reflexões em torno da Jornada, utilizando de documentos da Igreja, mensagens papais, charges, vídeos, documentários, estatisticas e outros recursos que possibilitaram uma maior integralidade na formação de seu leitor em relação ao tema abordado.

Paz e Bem!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretário de Formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP
www.jufraleao.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário