terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Carta aberta aos irmãos e às irmãs da Família Franciscana do Brasil


 ASSUNTO: PARTICIPAÇÃO FRANCISCANA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013
Rio de Janeiro, 03 de janeiro de 2013

Caríssimos irmãos e irmãs, Paz e Bem!
Conforme já se sabe, a cidade do Rio de Janeiro sediará, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, a Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens católicos do mundo, com perspectiva de participação de cerca de 3 milhões de pessoas oriundas de diferentes partes do planeta. Consciente da grandeza e da importância da ocasião, a Família Franciscana do Brasil, através de comissão constituída especialmente para esta finalidade, está planejando uma série de ações pontuais que têm o intuito de marcar a presença do Carisma de Francisco e Clara na JMJ 2013.
Diante da situação exposta e dos diversos pedidos de informação e esclarecimento que temos recebido, esta carta tem o objetivo de informar e dar ciência a todos os irmãos e irmãs que compõem esta grande família acerca dos passos dados até então.

1) AÇÕES PLANEJADAS
1.1) Espaço Franciscano
            Localizado junto à Igreja de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca, bem no Centro do Rio de Janeiro, será um amplo espaço de convivência, formação, atividades artísticas e culturais e oração. Trata-se de um lugar estratégico, localizado junto a uma das principais estações do metrô da capital carioca e também ponto de convergência de diversas linhas de ônibus sendo, portanto, um lugar de grande circulação de público. Para dinamizar este espaço, a comissão já designou uma equipe responsável pelo planejamento das atividades propostas. A referência para este assunto é a Irmã Cleusa Aparecida Neves, FNSA. O contato dela é cleusapneves@yahoo.com.br .

1.2) Feira Vocacional
            A organização da JMJ 2013 promoverá, na Praia Vermelha, na Urca, aos pés do Pão de Açúcar, a Feira Vocacional, destinada à apresentação dos carismas das diferentes famílias de vida consagrada que fazem parte da Igreja. A FFB vai dispor de um stand de 3mX3m no qual será priorizada a exposição da espiritualidade e do carisma de Francisco e Clara de Assis. Uma equipe própria também foi designada por nossa comissão para viabilizar a dinamização deste espaço com o intuito de conciliar a diversidade do carisma, os muitos rostos da espiritualidade franciscana e as linhas gerais que norteiam nosso modo de seguimento de Jesus Cristo. O aluguel do espaço tem um custo, que será coberto a partir dos recursos levantados pela comissão. A referência para a Feira Vocacional é a Irmã Eclécia Alves, FSCJ, e o contato dela é ir_eclesia@yahoo.com.br .

1.3) Encontro com os Ministros e Representantes Gerais
            Será realizado, na Igreja de São Sebastião, dos Frades Capuchinhos, localizada no Bairro da Tijuca (Zona Norte), um encontro entre a juventude e os Ministros Gerais e Representantes dos diferentes ramos da Família Franciscana. A data prevista inicialmente é 24 de julho. O horário ainda depende de definições da programação oficial da JMJ.

2) FINANCIAMENTO DAS AÇÕES
            Todas as ações, por estarem relacionadas a um evento de grande porte, demandarão considerável montante de recursos financeiros. Para tanto, a comissão já está se mobilizando para a elaboração de projetos de captação. No entanto, tais projetos não serão suficientes para cobrir os gastos relativos às ações e eventos planejados, em especial a Feira Vocacional (aluguel do espaço, decoração, recursos audiovisuais, ajuda de custo aos voluntários etc.) e o Espaço Franciscano (limpeza, segurança, som, mesas, cadeiras, material, ajuda aos voluntários, refeições dos voluntários, tendas, infraestrurura, etc.).
Por este motivo, a FFB, através da Comissão Organizadora da Presença Franciscana na JMJ 2013, vem pedir colaboração aos irmãos e irmãs dos diferentes ramos de nosso carisma. O pedido vem junto com a garantia de posterior partilha de todas as informações relativas à movimentação financeira em torno da participação Franciscana da JMJ 2013, desde o montante arrecadado à aplicação e destino de todos os recursos.
Sua ajuda é de fundamental importância e pode ser feita através da seguinte conta bancária:
Família Franciscana do Brasil (FFB)
Banco do Brasil
Agência: 1003-0
Conta Corrente: 202.143-9

3) DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

3.1) Site na internet          

Já está no ar o site de nossa presença na JMJ 2013, no endereço www.jmjfranciscanos.com Além de visitar o endereço com frequência, todos os irmãos e irmãs são convidados a enviar sua colaboração: textos, artigos, notícias e reflexões que tratem da temática da juventude, do carisma franciscano são, além de bem-vindos, necessários.


3.2) Endereço de e-mail

            Todos os pedidos de esclarecimento referentes aos itens tratados nesta carta podem ser enviados para o seguinte endereço eletrônico franciscanosjmj2013@franciscanos.org.br

Por enquanto estas são as principais informações a serem repassadas. Mais uma vez nos colocamos à inteira disposição de todos os irmãos e irmãs da Família Franciscana do Brasil, certos de que a beleza e a intensidade de nossa participação na JMJ 2013 são diretamente proporcionais ao entusiasmo com o qual abraçaremos esta causa. Desde já gratos pela colaboração generosa de todos, nos despedimos, com carinhosa saudação em Cristo, em Clara e em Francisco.

Fraternalmente,



                                            
__________________________________
Frei Éderson Queiroz, OFMCap



Frei Gustavo Wayand Medella, OFM
Secretário da Comissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário