terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mensagem para a Festa de S. Francisco de 2012

            Aproxima-se a festa de São Francisco, e como jovens vivemos já um Kairós (tempo de graça), em vista da Jornada Mundial da Juventude em que a Igreja olha para a juventude não como futuro da Igreja, mas já como “presente”, como “realidade” marcada por muitos desafios em mundo complexo e dinâmico.
            Neste tempo de graça para a juventude, como franciscanos, temos como grande exemplo a vida de Francisco, (e também de Clara de Assis). Por estes dois jovens, a Igreja viveu uma profunda transformação e renovação que perdura séculos. O carisma franciscano é um carisma jovem, nasce das inquietudes sonhadoras de Francisco, e da coragem desafiadora e cheia de ternura de Clara. Francisco começa sua caminhada por volta dos 21 ou 22 anos, e Clara aos 18 foge de casa para viver esta experiência de vida!! Neles vemos que de fato o “jovem” não é futuro da Igreja, mas pode ser já o ”presente”, ao testemunhar com alegria e encanto a beleza da fé!!
            Como Jufra de SP, este tempo de graça que vivemos em vista da Jornada Mundial da Juventude, é ainda mais significativo, porque em 2013, também celebramos 40 anos da Jufra de SP. Mais ainda devemos então olhar para Francisco como inspiração para nossa vida, que nos impulsiona na busca e na vivencia da paz e do bem, da fraternidade, do louvor às criaturas, da perfeita alegria!!!
Com Francisco devemos aprender a olhar tudo como “graça”, e a partir dai ver tudo como irmão e irmã, mesmo as contrariedades da vida. Devemos aprender também a olhar tudo a partir da “pobreza franciscana”, ou seja, da “simplicidade”: é o desafio de olhar além daquilo que o mundo e a sociedade nos coloca, olhar além do “ter” e do consumismo, alem do individualismo, além da disputa e das aparências... olhar tudo a partir da fraternidade, da presença de Deus em todas as criaturas..
Que em nossas fraternidades cultivemos esse nosso carisma com o testemunho da fraternidade, da jovialidade, da alegria, e do amor à Francisco. E que ele nos inspire a vivermos nossa vida com grandes ideais, acreditando em nossos sonhos, guiados pelo Espírito de Deus e pelo amor às criaturas, a partir do Evangelho!!

Quando Francisco sentiu com profundidade que deveria seguir o caminho que o Senhor lhe inspirava, ele não hesitou em exclamar:

“É isso que eu quero, isso que eu procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração” S. Francisco de Assis( I Ce, 9, 22).



Frei Alexandre Patucci, OFM Conv






"O Senhor vos abençoe e vos proteja!
O Senhor faça resplandecer sobre vós a sua face!
O Senhor vos dê sua misericórdia!
O Senhor volva para vós seu olhar e vos dê a paz!
O Senhor derrame sobre vós as suas bênçãos e no céu vos coloque entre os santos!
O Senhor esteja sempre convosco e vós estejais sempre com ele!
Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário