terça-feira, 12 de junho de 2012

Primeiros Passos Mini Jufra (Fraternidade Valongo - Santos)

Em uma reunião de secretariado, com a presença do Andre (Animador Fraterno Local) ,foi comentado sobre a Pastoral da Criança, e da necessidade que eles estavam passando sendo a principal que tivesse uma pessoa para fazer a recreação e animação Foi ai que me prontifiquei a ser responsável deste projeto que iria me ajuda nos meus trabalhos na minha subsecretária (Infância, Mini e Micro Franciscanos).
Daí por diante fizermos uma reunião, onde perguntei quais eram as ideias que os irmãos da fraternidade tinham em mente para p desenvolvermos deste projeto, citamos vários mais os principais foram as atividades recreativas (brincadeiras, pinturas, massinhas, desenhos, leituras, etc.)Aos poucos estou conhecendo as crianças e estudando os tipos de comportamentos de cada uma.

Cada sábado é diferente do outro. Sinto a ansiedade das crianças quererem ir para brincarmos. O prazer é recíproco, pois sinto vindo delas a alegria e satisfação de estar ali. Eu e Juliana (Secretaria fraterna) estamos a frente deste projeto, achamos muito importante o resultado deste projeto, que nos ajuda, da mesma forma a trazer a satisfação pessoal.

Hoje o nosso objetivo é progredir com mais atividades, como por exemplo: videoteca com vários temas. Para falar o que sinto é difícil, por que quando estou com eles e como se vira-se criança novamente. Percebi que o carinho e o amor dos voluntario é múltiplo, cada um fazendo sua parte, uns fazendo recreação com as crianças e outros preparando as refeições.

Quando a criança tem oportunidade de ver ideias, sentimentos, atividades e história sendo transmitida de forma escrita ou interpretada, isso desperta sua curiosidade, sua vontade de aprender. As atividades de desenhar, além de aumentar a sua criatividade e a coordenação motora também ajudam na sua alfabetização, pois ela aprende que pode se comunicar, contar alguma coisa não só por meio da palavra e sim também pelo desenho.

Fraternalmente,
Vanessa Teles
Subsecretária Infância, Micro e Minis Franciscanos - JUFRA Valongo




Nenhum comentário:

Postar um comentário