segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia - 05 de junho

 
Ofício 04/2011
A/C: Fraternidades Regionais e Locais
Assunto: Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

“(...) promovam ativamente iniciativas que salvaguardem a criação, colaborando com os esforços que se fazem para evitar a poluição e a degradação da natureza, e para criar condições de vida (...).” (Constituições Gerais da OFS, Artigo 18, Item 4)

Santa Rita / PB, 22 de Maio de 2011.
Dia de Santa Rita de Cássia e da Beatificação de Irmã Dulce

Irmãs e irmãos da JUFRA do Brasil,
Paz e Bem,

Nosso compromisso ecológico convoca-nos urgentemente para a ação, além da reflexão e oração. A Campanha da Fraternidade 2011 veio reforçar a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade para enfrentar o problema e preservar as condições de vida do Planeta. A Campanha acabou oficialmente com o encerramento da Quaresma, porém, os problemas continuam.

Neste sentido, no dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Em 1981, o Brasil também decretou em nível nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Na 5ª Reunião on-line do DHJUPIC Nacional, em 10/04/2011, verificamos duas experiências de Fraternidades Locais (Florianópolis-SC e Santa Rita-PB), e tentaremos realizar no dia 05 de junho, um Dia Nacional de Coleta de Materiais Recicláveis. Ou seja, propomos que as Fraternidades se organizem para uma coleta porta a porta, conscientizando a população e recolhendo materiais encontrados nas ruas e solicitados nas casas visitadas.

Será disponibilizado nos blogs um panfleto (em anexo) explicando o motivo da ação e demonstrando os tipos de materiais recicláveis. O material coletado deverá ser destinado a alguma Associação ou Cooperativa de Catadores/as ou, na ausência destas, a algum catador/a individual. Uma ideia é utilizar as rádios para a divulgação da ação e a importância da luta ecológica.

Reforçamos também que as Fraternidades Locais se empenhem na resposta do mini-questionário ecológico (em anexo) que elaboramos, e enviem as respostas ao seu Regional, que repassará para a Equipe Nacional sistematizá-las. Esse material será a base para nossa participação no 17º Grito dos/as Excluídos/as, em setembro, e em nossa 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos, de 01 a 10 de dezembro.

Vamos lá, jufristas! Mãos na massa!

“JUFRA do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da História”

Fraternalmente,



Emanuelson Matias de Lima (Elson)
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário