Breve Histórico:
Tudo começou com a iniciativa do pároco, Frei Leandro, em ter uma Jufra na sua paróquia. Até pouco tempo, não tinha grupos que reunissem jovens. Hoje há o grupo de jovens e o contato de Jufra. Então encabeçaram o projeto para formação de Jufra o Frei Lucas Lisi, ex-jufrista de Ribeirão Preto. Organizaram um encontro para expor o carisma franciscano e dar inicio ao grupo. Isso aconteceu dia 06/11/11. O convite se estendeu a irmãos jovens da OFS até jovens da paróquia e cidades ao redor de Marília.
Após o encontro houve uma divisão de tarefas (funções da JUFRA), seguindo aos moldes das nossas eleições. A intenção era criar protagonistas para a nova etapa do projeto. Os encontros acontecem de 15 em 15 dias, no Domingo as 17h00. Eles alternam com os encontros da OFS, momentos de convivência entre os irmãos, realizando passeios, noites de filme, sorvetes etc. Nos encontros de formação havia uma presença legal dos irmãos. Muito antigamente existia um grupo em Marília que se intitulava JUFRA. Alguns desses irmãos participam dos encontros do novo grupo. Contudo já passaram dos 30 anos.
Devemos estacar contudo que há irmãos perseverantes e participativos, compromissados com os encontros. Nesse tempo houve entrada de novos irmãos, inclusive irmãos de presença constante. No total disseram que o grupo é composto por 13 irmãos. A faixa etária deles é entorno dos 23 anos. O grupo é bem assistido pelos frades e pela OFS. Os relacionamentos são bons.
Na manhã do domingo foi realizada uma primeira dinâmica onde os irmãos iriam se apresentar utilizando de desenhos. Deveriam desenhar numa folha de sulfite as seguintes coisas: Um fato feliz / marcante, um sonho, algo que fazia bem, um hobby além de escreverem o nome no centro da folha. Um de frente pro outro os irmaos deveriam adivinhar o que significava aqueles desenhos. Depois abrimos pra roda e questionei o que não sabia do irmão. Quais foram as surpresas, descobertas etc.
Parti disso explicando o que é fraternidade. Que devemos nos conhecer para se tornarem família, irmãos. Que o cerne da Jufra é a fraternidade. Que tudo só é possível a partir nessa motivação verdadeira de serem irmãos.
Após falarmos muito a respeito iniciei as recomendações e orientações básicas e legais da JUFRA entre elas a vivência da fraternidade e as informações sobre o Encontro de Formação Básica da Jufra que será realizado em data breve, assim como a oficialização da fraternidade.
Por Murillo Torres Lopes
Sub Infância, Mini e Micro Franciscanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário