Nos dias 12 e 13 de novembro de 2011 realizamos a visita fraterno-pastoral na fraternidade JUFRA São Francisco de Assis em Dracena/ SP. Com uma acolhida fraterna aos irmãos do regional Maria Aparecida Brito,ofs/jufra – subsecretária para o distrito I e II e o Frei Alexandre Patucci,ofm conv – assistente espiritual regional, iniciou-se os momentos de visita e capítulo eletivo.
Acolhida do estandarte de Sta Rosa de Viterbo |
Realizamos assim a acolhida toda especial embaixo de uma bela árvore, simbolizando como em suas raízes, a firmeza que Sta Rosa (padroeira da Jufra) teve em Cristo e em seu ideal de vida franciscano.
Em seguida nos direcionamos para uma sala onde após breve apresentação, Maria Aparecida comentou sobre o momento histórico da jufra e as comemorações dos 40 anos. Citou a peregrinação do estandarte de Santa Rosa e o grande encontro celebrativo realizado nos dias 28 a 30 de outubro na cidade de Guaratinguetá e Aparecida do Norte/SP, no qual a fraternidade infelizmente não pode ir participar. Este que foi um sucesso, com participação de muitos jufristas de todo o Brasil, alguns delegados internacionais da Jufra e outros membros da família franciscana, ofs, religiosos e religiosas.
Como tema da visita refletimos a Carta de Guaratinguetá de 30 de outubro/2011 – “A Jufra que queremos ser!”. A manifestação prática dos jufristas que presentes no encontro celebrativo dos 40 anos propuseram-se a expressar como gesto concreto e re-significar o compromisso já assumido com os propósitos, sonhos, aspirações, anseios e inquietude dos jovens franciscanos do Brasil.
Buscando relacionar com os anseios e a realidade dos próprios jufristas da cidade de Dracena e ao som do hino dos 40 anos, dividimos em grupos e fizemos uma partilha da jufra que queremos ser e estamos sendo com os outros jovens, com a igreja, com a família franciscana e com a sociedade. Reconhecendo os trabalhos já realizados, porém enfatizando o quanto ainda há para se fazer na realidade presente.
Em outros momentos de confraternização e dinâmica, jogamos vôleibol, assistimos ao cine-jufra e pudemos nos relacionar e partilhar um pouco mais a vida fraterna, além do belo lugar que estávamos, com muito verde e natureza – Pousada do Bom Samaritano.
No inicio da manhã de domingo, após o café, fizemos uma breve reunião com os irmãos do secretariado fraterno cessante que cumpriu o tempo de 2 anos. Sobre suas conquistas e dificuldades, em seguida nos direcionamos a bela Ermida de São Damião para a celebração da palavra conduzida pelo Frei Alexandre que nos falou através da liturgia do dia, sobre os bens que Deus deu a cada um de nós, os nossos dons. Aonde e como estamos empregando eles? Também houve o momento de comunhão.
Fazendo um chamado para o momento a seguir – a avaliação e capítulo eletivo da fraternidade.
A avaliação transcorreu em harmonia, tendo uma dinâmica de reflexão em grupos dos pontos positivos e os negativos - ou os que não foram bons para a fraternidade. Partilharam no sentido que houveram muitos tropeços como a desorganização do conselho, mudança para paróquia da comunidade onde participam, saída de irmãos, porém tendo os pontos positivos como a união e perseverança da fraternidade, além do destaque para com as boas formações. A fraternidade conta com um bom número de irmãos em torno de 25, desses 7 irmãos estão na formação franciscana.
Contamos também com a ajuda e participação da OFS local, que colaborou fazendo a alimentação de todo o encontro, além da presença da animadora fraterna local irmã Bernadeth Cruz Mendonça Tozeli e a ministra da OFS. Ressaltando a necessidade de mais momentos de convívio entre JUFRA e OFS, atentos também aos irmãos que já estão na etapa de formação franciscana.
Os irmãos eleitos para o período de 2 anos na liderança da fraternidade foram:
Secretária Fraterna – Elisa Tozeli
Formador – Renato Cavalcante
Comunicação – Lucas Rodrigues
Finanças – Letícia Mendonça
Escrituração e Arquivo – Débora Marqueti
Infância, Micro e Mini Franciscanos – André Lopes
Ação Evangelizadora e DHJUPIC – Leomar Bertolo
Que São Francisco, Santa Clara e Sta Rosa de Viterbo intercedam e abençoem esta fraternidade que busca intensamente a vivência do carisma jovem franciscano.
Que Sejam iluminados, ativos e perseverantes na caminhada, escrevendo a história da JUFRA na cidade de Dracena, presentes há quase 10 anos.
Que Sejam iluminados, ativos e perseverantes na caminhada, escrevendo a história da JUFRA na cidade de Dracena, presentes há quase 10 anos.
Maria Aparecida Brito
ofs/jufra
Sub Distrito I e II e Finanças
REGIONAL JUFRA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário