quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Jufra Valongo reliza 8º Edição da Ceia Franciscana
Juventude Franciscana com a ajuda de toda a comunidade do Valongo, em Santos.
Durante a Ceia, nossos irmãos que estão em situação de rua puderam tomar banho, realizar sua higiene pessoal, receber roupas novas e, por fim, como uma família, se deliciaram com as comidas típicas do natal trazidas pelos irmãos da comunidade.
Num tempo em que pessoas dizem que o Natal virou uma festa comercial e que o verdadeiro sentido desta data foi esquecido, para nós, franciscanos, um gesto concreto como este reafirma o que é Natal, um amor tão grande de Deus que se fez nosso irmão para nos salvar, e que nos ensinou também a amar uns aos outros.
Não sabemos o que levou esses irmãos às ruas, quais as batalhas que eles enfrentam, nem mesmo as dores que sentem, sejam elas físicas ou emocionais. Mas não podemos tratá-los como seres invisíveis, simplesmente nos esquecendo de sua existência, e, mesmo sabendo que nosso gesto é pouco, pois eles não sentem fome só no natal, mais do que a comida, nossa expectativa é que renasça nessas pessoas a esperança, a autoestima, a força pra sair de uma situação difícil e a fé naquele que nasceu, viveu e morreu por nós. Se conseguirmos tocar o coração de pelos menos uma pessoa, todo nosso trabalho valeu a pena.
A verdade é que, como disse nossa irmã Juliana, “nós gostaríamos de não precisar fazer a Ceia, gostaríamos de um mundo mais justo, em que as pessoas pudessem celebrar o natal em suas casas.” Enquanto isto não é possível, celebramos o nascimento de Cristo com esses irmãos, na esperança de uma vida melhor para todos aqueles que parecem invisíveis aos olhos do mundo.
O saldo final da ceia não é sensação de dever cumprido, é de que podemos e devemos fazer muito mais, pois podemos não ter mudado a vida dos moradores de rua de Santos, mas mudamos nosso sentimento em relação a eles.
Veja a matéria feita pela TV Tribuna (Afiliada da Rede Globo) Clique Aqui
Paz e Bem!
Ana Carla Almeida, Jufra Valongo
Mais Fotos:
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Jufra do Valongo promove a 8º Edição da Ceia Franciscana
No próximo dia 25, a 8º Edição da Ceia Franciscana realizada pela Juventude Franciscana do Valongo.
É tempo de re-significar o Natal em nossas vidas, e esta é uma excelente oportunidade de ajudar, através de doações, atitudes, o que lhe for possível fazer, no intuito de renovar a esperança e trazer alegria ao mundo nos dias de hoje. E o mundo está ao seu alcance, basta sair do seu próprio e experimentar o do outro, suas necessidades, seus anseios, seus sonhos e suas dificuldades, são pequenos gestos como esses que acontecem no Natal que ajudam a tornar o mundo um pouco melhor.
É tempo de re-significar o Natal em nossas vidas, e esta é uma excelente oportunidade de ajudar, através de doações, atitudes, o que lhe for possível fazer, no intuito de renovar a esperança e trazer alegria ao mundo nos dias de hoje. E o mundo está ao seu alcance, basta sair do seu próprio e experimentar o do outro, suas necessidades, seus anseios, seus sonhos e suas dificuldades, são pequenos gestos como esses que acontecem no Natal que ajudam a tornar o mundo um pouco melhor.
"O Objetivo da CEIA é promover um dia de Dignidade e respeito as pessoas que vivem nas ruas, ajudando tanto quem está "ajudando", quanto quem está sendo "ajudado" a ter um Natal diferente."
Para Ajudar com doações para Ceia Franciscana, você pode ligar para 991650040 Léo Jufra e saber o que ainda falta. No dia de Natal (25) é só comparecer a partir das 09:30 e terá um lugarzinho para você ajudar.
Para Ajudar com doações para Ceia Franciscana, você pode ligar para 991650040 Léo Jufra e saber o que ainda falta. No dia de Natal (25) é só comparecer a partir das 09:30 e terá um lugarzinho para você ajudar.
Mini Franciscanos da Jufra do Valongo participam de retiro
Jovens da Paróquia São Francisco da Vila/ SP realizam ação de solidariedade
No dia 15 de dezembro, terceiro domingo do advento teve o seu inicio com um dia de ajuda, os jovens da Paroquia São Francisco de Assis da Vila Clementino, se uniram as 9h e foram rumo a Maternidade Amparo Maternal com Frei Roberto, vigário paroquial, com fraldas descartáveis e quase 100 quilos de leite em pó. Ao chegarmos fomos recebidos pelas mãe da ala social, onde há diversas histórias de vidas e cada uma com a sua particularidade, porem, todas importantes. Frei Roberto celebrou a missa no jardim com os jovens, as mães e seus bebês, ao decorrer da missa algumas mães iam chegando e se acomodando. Ao final da missa os jovens fizeram a entrega das fraldas e as mãezinhas ficaram muito feliz e algumas foram até o centro da roda e agradeceram pela nossa presença e em som de choro, algumas mães desejavam feliz natal a todos e agradecia ao Nosso Senhor pelo dom da vida.
Antes de tudo gostaria de agradecer a Deus por nos proporcionar a felicidade de ajudar ao nosso próximo, essa foi a nossa primeira ação de muitas que irão acontecer, aprendemos que a caridade é algo tão simples, adorar a Deus e servir os outros, e nada melhor do que ver o sorriso no rosto de alguém que você ajuda. Obrigada a todos que nos ajudaram com doações de todos os tipos e pelo apoio da comunidade, vocês foram a parte mais importante, sem vocês não teríamos conseguido. Muito obrigada a todos. Que São José e Nossa Senhora abençoe a vida de todos e suas famílias!
Paz e Bem!
Thaís Rozendo
Jovem da grupo da Vila Clementino
Doações de paroquianos e com colaboração da Jufra das Chagas |
Natal, Natal das Crianças..
JUFRA DO BRASIL LANÇA A NOVENA DE NATAL PARA INFÂNCIA, MICRO E MINI - FRANCISCANOS
O Natal se aproxima e toda a Igreja vive o tempo do Advento, numa espera vigilante para rememorar e celebrar o nascimento do Salvador do mundo: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis tinha um especial carinho pela festa do Nascimento de Jesus, como nos conta Tomás de Celano em seu primeiro livro ao relatar a celebração de Natal da cidade de Greccio feita por São Francisco e seus confrades: ‘Os frades cantavam, dando os devidos louvores ao Senhor e a noite inteira se rejubilava. O santo parou diante do presépio e suspirou, cheio de piedade e de alegria. A missa aconteceu ali mesmo no presépio, e o sacerdote que a celebrou sentiu uma piedade que jamais experimentara até então. O santo vestiu dalmática, porque era diácono, e cantou com voz sonora o santo Evangelho. De fato, era "uma voz forte, doce, clara e sonora", convidando a todos às alegrias eternas. Depois pregou ao povo presente, dizendo coisas maravilhosas sobre o nascimento do Rei pobre e sobre a pequena cidade de Belém.’
Visando celebrar o Natal de Jesus como Francisco, pensamos, com carinho, esta Novena para que nossos irmãos e irmãs das fraternidades de Infância, Micro e Mini Franciscanos possam preparar o coração para receber Jesus, como uma verdadeira manjedoura!
Baixe Aqui:
Um feliz e santo Natal a todos!
Fraternalmente,
Rebecca Nascimento de Oliveira
Subsecretária Nacional de Infância, Micro e Mini Franciscanos
JUFRA e OFS de São Paulo festeja a Profissão de 4 irmãos
Com grande alegria que o Regional da JUFRA de São Paulo parabeniza os irmãos que fizeram sua profissão na Ordem Franciscana Secular no último dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.
São 4 irmãos da fraternidade São Francisco da cidade de Dracena. Eles fizeram história e colaboraram muito para o crescimento do carisma jovem franciscano e sua vitalidade nessa cidade tão querida do nosso Regional.
Alguns permanecem até hoje nos trabalhos de evangelização da fraternidade de JUFRA, inclusive a nossa Subsecretária Regional de Infância, Mini e Micro Franciscanos - Elisa Julio.
Os outros agora mais do que nunca assumiram o compromisso de viver em fraternidade o Evangélico de Jesus Cristo, segundo os passos de São Francisco de Assis.
A Juventude Franciscana de São Paulo festeja e comemora com júbilo esse momento único e tão especial para nós.
São irmãos jovens que vem com a coragem e carisma para propagar cada vez mais no mundo os valores da paz e do bem!
Parabéns irmãos e irmã pelo SIM de vocês que assim como Maria, que tão humilde aceitou o que era a vontade do Senhor.
Que ela seja a intercessora nessa caminhada que termina na casa do Pai.
"Compromisso e evangélico assumido - Profissão na OFS. Obrigado Senhor por tamanha graça. Dai-me forças e perseverança." Renato Calvante
"Que momento gratificante" Elisa Julio
"Estou me sentindo muito feliz, foi um momento maravilhoso a nossa
profissão." José Neres
Guilherme Albuquerque
JUFRA na IV Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos
Jufra do Brasil realiza IV Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos
A Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos chega na sua quarta realização. Neste ano, a partir da Campanha da Fraternidade (CF) 2013 e da caminhada dos últimos anos da Subsecretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação, será trabalhado o Tema: Mineração e Direitos;Lema: Missão, Fraternidade e Vida.
Não parece, mas o Brasil se transformou no maior país extrativista da América do Sul e um dos maiores do mundo. O “extrativismo” é a apropriação de enormes volumes de recursos naturais, por formas intensivas e que, em sua maior parte, são exportados como matérias primas aos mercados globais. A questão da mineração, do extrativismo atinge os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais, agricultores, e é a base que permite o consumismo predatório e a concentração dos bens comuns da natureza. Hoje, é o símbolo mais forte de luta que se está travando, por um mundo mais justo e fraterno.
Para isto, elaboramos juntamente com Ibase, Afes e Sinfrajupe, uma cartilha para ajudar na reflexão, que será disponibilizada na internet e enviada a cada fraternidade. Esta cartilha é composta de quatro encontros: 1: Mineração; 2: Direitos; 3: Pós extrativismo; 4: Fraternidade e Vida; e de uma proposta concreta que detalharemos posteriormente.
Além disso, teremos uma página em nosso blog com canal de vídeos e publicações para podermos aprofundar ainda mais nesta temática.
Tendo presente a CF 2013, que conclamou a Igreja a: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”, vamos nesta IV Jornada aprofundar nossas ações, comungando com a agenda da sociedade brasileira, movimentos sociais, pastorais e CNBB, na luta contra as injustiças deste modelo depredador. Contamos com a participação de todos vocês!
Sejamos Jovens atuantes, inseridos nas questões da sociedade, promovendo a cultura do encontro, da paz e do bem.
MAIS DETALHES...
_________________________________________________________________________________
LANÇAMENTO DA CARTILHA PARA INFÂNCIA, MICRO E MINI FRANCISCANOS SOBRE A JORNADA FRANCISCANA DE DIREITOS HUMANOS
Nossos irmãos/as da Infância, Micro e Mini Franciscanos também estão em sintonia com a Jornada Nacional Franciscana pelos Direitos Humanos. Para eles, preparamos um material bem especial, com pedagogia própria para a idade...A cartilha trás 2 encontros direcionados para essas fraternidades.
Para fazer o download do material:
Jufra de Dracena realiza Encontro de Formação Básica
Missa de Renovação do Compromisso do Jufrista - JUFRA SÃO FRANCISCO |
A JUFRA São Paulo não para. Nos dias 08,09,10 de novembro de 2013 foi vez da fraternidade São Francisco da cidade de Dracena, sediar o Encontro Inicial de Formação Básica da Jufra. Fizeram o encontro dois irmãos, Julio e Daiane. Chegaram com entusiasmo e energia para somar a sua fraternidade. Na missa foi um momento de grande alegria. Não só pelos novos irmãos que chegam, mas por toda a fraternidade que publicamente reafirmam seu desejo de viver o compromisso franciscano de vida num momento de renovação do compromisso assumido outrora."
Esteve presente em alguns momentos o Assistente Espiritual, simpático, entusiasmado com os jovens, com o encontro. Ele presidiu a celebração Eucarística em que se realizou o rito do compromisso. Deu grande destaque ao ato. Foi realizado também a renovação do compromisso pelos irmãos que já possuíam FBJ.
Acesse as fotos http://sdrv.ms/IvObwA.
Abraços, paz e bem
Murillo Torres Lopes
Subsecretário de Formação
Regional JUFRA SP
Mudança no Secretariado Fraterno Regional ~ E o Senhor nos deu irmãos!
(Test. De S. Clara 2-4)
Irmãos e irmãs Paz e Bem!
A vocação suscitada a cada um de nós pela ação do Espírito Santo nos convida a sempre mais nos colocarmos a serviço dos irmãos. Alguns irmãos porém são chamados a servir conosco nos trabalhos do secretariado regional, e aceitando o desafio e a missão assumem a vocação dada por Deus. Nesta oportunidade queremos apresentar a todos os irmãos e irmãs, os irmãos que recentemente disseram seu sim.
Assumiu a subsecretaria de formação, o irmão Murillo Torres Lopes da fraternidade Frei Leão de Franca, e a subsecretaria de Infanto-Micro e Mini Franciscanos conta agora com a irmã Elisa Julio Tozele da fraternidade São Francisco de Dracena.
Damos boas vindas a irmã Elisa e agradecemos novamente o sim do irmão Murillo, e como nos lembra são Francisco. “Recomecemos, porque até agora, pouco ou nada fizemos.”
Sejam bem-vindos e que Deus vos abençoe.
PAZ E BEM!
Assinar:
Postagens (Atom)