sábado, 24 de dezembro de 2011

Carta de Natal da Secretária Fraterna Regional

Ribeirão Preto, 21 de dezembro de 2011


“Por isso, Francisco, quer "ver", com os próprios olhos do corpo, o Natal da celebração eucarística, e criar um ambiente sugestivo para um encontro real com Jesus eucarístico, acolhido na humildade de uma gruta. Assim é o presépio de Greccio, no Natal de 1223. Aquilo que Francisco quer ver e fazer entender é a pobreza-humilhação do Filho de Deus na sua vinda ao mundo, tal qual acontece diariamente na eucaristia.”

PAZ E BEM!

                                                        
Irmãos e Irmãs está chegando o Aniversário do nosso menino Jesus, e qual presente estamos preparando para lhe dar? E se cada luz que se acende nesse natal fosse para iluminar um coração que ainda não encontrou Jesus? 
É hora de celebrarmos, de cantarmos e agirmos, o menino Jesus renasce em nossos corações, renovando nossa fé e nossas orações fazendo-nos redentores de suas palavras e ações.
Francisco nos deu de presente a figura do presépio na qual sua apresentação nos trás seu modo de viver, ele busca a identidade do Cristo no presépio, na simplicidade da Eucaristia. Um Cristo pobre e humilde, que se doou por inteiro, vindo até nós numa simples manjedoura.
         Façamos deste Natal nossa entrega para amor de Deus, vamos dar nossas palavras, nossas atitudes, nossa vida de presente pra Jesus já que ele se fez carne para nos salvar, essa é nossa hora.
Que todos tenham um abençoado Natal, que menino Jesus resplandeça em cada coração, que ele nos dê muitas alegrias, muita saúde, e muita sabedoria!

           Neste ano de 2012 façamos cada vez mais com que as palavras do Santo Evangelho se transformem em atitudes e ações. Busquemos ser os santos de "calça jeans", como disse João Paulo II.

            Não nos esqueçamos de nossas responsabilidades como Jufristas!


"QUEREMOS SER testemunhas autênticas da identidade franciscana, nos comprometendo a vivenciar a fé nas atitudes cotidianas e concretas de humildade e caridade, à luz da evangélica opção pelos pobres e oprimidos."
Carta de Guaratinguetá

Um Abraço Fraterno!


Nayla Faria Cardoso de Sá
Secretária Fraterna Regional
JUFRA Sudeste III




REFLEXÃO E MENSAGEM DE NATAL


             Mas um ano vai chegando ao fim, e é interessante pensar, na perspectiva da fé, que antes de o ano acabar, celebramos o “nascimento” do menino Jesus. Celebrar o “nascimento” é celebrar um “começo”, e, portanto, antes de chegar o fim do ano, já celebramos um “inicio”, um “nascer”! Poderíamos dizer que isso significa que celebrar o natal tão perto do fim de ano quer nos dizer que o que celebramos é a possibilidade de um “recomeço”! Mas não de qualquer recomeço, pois com o Natal, celebramos não só a memória do nascimento de Jesus 2000 anos atrás; celebramos a própria presença de Deus no seio da humanidade com a encarnação! Deveríamos então falar de um “eterno recomeço” no dia a dia da vida.
            Para o cristão, o natal não acontece somente em 25 e Dezembro. Neste dia apenas celebramos de maneira mais festiva e bonita uma realidade que é para nós eterna: a de que Deus se fez homem! Mas o que isso significa? O que o Natal do menino Deus nos diz a nós hoje?
            Ao fazer-se homem, Deus se revelou a nós. E como é Deus? É como Jesus! A vida de Jesus inteira é uma revelação de como Deus é. No Natal podemos contemplar uma “parcela” daquilo que é o Mistério de Deus: Deus também é como uma criança em sua simplicidade, é como uma criança que se põe nos braços de qualquer um! As vezes imaginamos um Deus poderoso que lá do alto em seu poder pode fazer isso ou aquilo. Mas é difícil contemplar um Deus que se faz pequeno. Deus é tão poderoso, que seu maior ato de poder é fazer-se pequeno!! Por quê? Para mostrar que ama o ser humano ao fazer-se igual a ele!!
            Ao fazer-se pequeno, ao viver esta vida na terra dos homens em todas as suas situações, Deus revela-nos também a dignidade humana! Pois ao fazer-se homem, Deus quer nos dizer que “ser humano” é algo grandioso por que Deus mesmo quis fazer-se humano! E ao viver a vida humana até o fim (até a cruz), Deus também nos revela, por sua ressurreição, que a vida humana não é sem sentido, pois encontra seu sentido pleno num amor que vence a morte! Por isso somos salvos em Jesus; somos salvos de uma vida sem sentido! O sentido da vida humana é o amor pleno. E o amor exige eternidade, por isso Ele vence a morte!
            
Francisco de Assis compreendeu a grandiosidade do pequenino de Belém, e com Francisco foi que se popularizou a confecção dos presépios. Certa vez disse Francisco antes do Natal e antes de fazer o presépio: “Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e contemplar com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro” (1 Celano, 84, 8). Francisco de Assis compreendeu que Deus viveu plenamente a vida humana, até em seus “apertos”, angustias e dificuldades, e isso desde criança!
            Contemplar a presença de Deus na simplicidade do menino de Belém é ter a certeza de um Deus presente na simplicidade da vida. Deus se faz homem para tornar o homem divino. Deus, ao fazer-se pequeno elevou o ser humano! E como a vida humana torna-se divina? Pelo amor! Amor que conduz á eternidade, por que realiza aqui nesta terra aquilo que Deus é: Amor!
            O Natal é então esse convite a perceber Deus em toda a realidade desta terra, mesmo nas dificuldades. Francisco de Assis compreendeu que tudo é “irmão e irmã”, por que contemplou Deus na simplicidade do menino Jesus. Ele chamou de irmão ao sol, à lua e aos animais, mas também chamou de irmã à morte e à doença. Por trás disso está um olhar penetrado do amor de Deus, amor que “se esconde” nas realidades mais simples do cotidiano da vida humana, tal qual um Deus “escondido” no sorriso e no choro de uma criança. O Natal é um convite a deixar esse amor nascer em nosso coração, tal qual Jesus nasceu em Belém.
            Neste tempo em que a JUFRA completa 40 anos, relembrando sua historia e se alegrando no presente em vista da construção de um mundo mais justo e fraterno, celebrar o Natal é oportunidade impar para se renovar o ardor, a alegria e o olhar à este mundo cheio de injustiças e contrariedades, para penetrá-lo desse amor divino. Com a presença de Deus manifestada a nós na simplicidade e mesmo nos “apertos” da vida humana visualizadas no Natal do menino Deus, somos chamados a renovar a esperança na certeza de que o Amor é o único caminho que nos conduz à Deus realizando em nosso meio o próprio Reino de Deus, trazendo a verdadeira alegria que pode renovar e dar pleno sentido a esta vida, isto porque o próprio Senhor viveu a nossa vida dando sentido pleno à ela! 
Assim, todo dia é a possibilidade de um recomeço no amor, e o Natal não é só uma data a ser lembrada, mas a vida vivida na certeza de estar totalmente mergulhada em Deus, por que Deus mesmo “mergulhou” em nossa humanidade. A vida humana é então redimida, pois manifesta-se que esta vida tem um sentido eterno no amor, porque o amor eterno de Deus já veio a nosso encontro, para dele vivermos também entre nós: assim o menino Jesus, sinal do amor de Deus pela humanidade, pode nascer constantemente no nosso meio, quando em gestos de amor manifestamos a realidade do amor divino em nós: Isto é Natal.
Desejo a todos os jufristas um feliz Natal e um 2012 repleto desse amor divino capaz de se manifestar na simplicidade do cotidiano da vida para construir um mundo mais fraterno e alegre tal qual o quis o Seráfico Pai São Francisco de Assis. E que na festividade de 40 anos, por este Natal, a JUFRA renove seu ardor e sua alegria de seguir os passos de Francisco levando o amor de Deus, a paz e o bem a todos!


Frei Alexandre Patucci, OFM Conv.
Assistente Espiritual Regional 
JUFRA Sudeste III


Jufra Valongo faz um dia especial de Natal com crianças

Pastoral da Criança Especial de Natal
No ultimo sábado dia 17, foi dia de Pastoral da Criança e desta vez um dia todo especial 
pois teve a entrega das sacolinhas de Natal e com o acompanhamento das crianças pesagem, conversa com as mães que é o essencial.



Foi um dia cheio de brincadeiras e momentos alegres recebemos a ajuda de muitas pessoas 
para conseguimos damos conta de tanta criança entre eles o Frei Alessandro 
(nosso assistente espiritual) a tias que vieram ajudar na cozinha e fizeram um almoço todo 
especial a nova mini coordenadora Yasmin e a galera que já vem ajudando Ana Carla, Juliana 
Vieira, Vanessa Teles, André entre outros.

Tudo estava muito bom mais ainda faltava a chegada do tão esperado Papai Noel  para entrega dos presentes  que para crianças e o mais importante tinha chegado o momento o nosso irmão Douglas Nascimento  foi coloca a roupa com um pouquinho de suspense as crianças não aguentam e começaram chama o Papai Noel.


É para alegria das crianças entra o Papai Noel .

Foi um momento que não tenho palavras para descreve ver nos olhos de cada criança a alegria de recebe um presente foi emocionante reclamos tanto da nossa vida as vezes devemos ver o mundo como uma criança. (Douglas Nascimento)


 Na nossa página no Facebook vocês podem conferi todas as fotos deste belíssimo e inesquecível momento.

Abraços Fraternos,
Um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.

Fonte: www.jufravalongo.blogspot.com 

2ª JORNADA NACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS NO REGIONAL


Jornada na JUFRA de Mococa


A fraternidade Jufra Trovadores de Deus realizou em momento de encontro formativo a discussão sobre a jornada dos direitos humanos, a temática Juventude e Justiça Sócio-Ambiental, comentando o proposto e discutindo as conseqüências.

Nas programações de final de ano, Jayro Nascimento, secretário fraterno comentou que a fraternidade terá formação sobre São Francisco e o Presépio, e que estão realizando a novena de Natal na casa dos jufristas. Terão também a confraternização de fim de ano dia 18 de dezembro de 2011.




Jornada na JUFRA de São Paulo

No mês de dezembro do dia 1º ao dia 10, a Juventude Franciscana do Brasil realizou a 2º Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos - Juventude e Justiça Sócio-Ambiental, a proposta desse ano era que as Fraternidades locais trabalhassem dentro do período proposto a temática da Campanha da Fraternidade 2011 "Fraternidade e Vida no Planeta" 

E como ato concreto da Jornada, a Fraternidade JUFRA das Chagas participou de duas atividades: do Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil, que aconteceu no dia 8 de dezembro, no Teatro Anchieta – SESC Consolação e organizou uma palestra sobre questões sócio-ambientais, ministrada pelo convidado Walfredo Medeiros, no dia 9 de dezembro no Parque da Água Branca.

JUFRA das Chagas presente no Lançamento do Relatório Direitos Humanos


Irmãos no Parque da água Branca com o convidado Walfredo Medeiros
E em nosso retiro anual, que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de dezembro na Casa São Francisco, tivemos um momento de partilha e reflexão das experiências vividas durante a Jornada, onde cada irmão que participou das atividades compartilhou com os demais o que lhe foi mais significante.




Momento de partilha e reflexão na Casa São Francisco
Relato dos irmãos:

" Certamente o mundo que vivemos hoje não é o mundo que queremos para as próximas gerações. O planete terra como conhecemos, com suas biodiversidades naturais e tudo o mais belo e perfeito que Deus criou, pede socorro. O homem usa e abusa, maltrata a criação que nos foi confiada, a casa que Nosso Pai Celestial fez com tanto carinho para que tomássemos conta e preservasse. 
Em uma magnífica palestra onde foram abordados temas ambientais com o irmão Walfredo Medeiros, no parque da Água Branca em uma tarde ensolarada e cheia da presença de Deus, onde compartilhamos e discutimos vários temas que envolvem nosso planeta e o meio ambiente como um todo. O palestrante, irmão Walfredo nos falou de assuntos de grande importância e significado para refletirmos e questionarmos o modo como vivemos e lidamos com a questão socio-ambiental e todo o sistema que abrange o mesmo.  
A mensagem que ficou marcada ao final desta empolgante conversa entre irmãos que somos, compartilhando o mesmo ideal foi a maneira como enxergamos, utilizamos e usufruímos de tudo o que nós é dado pelo Criador para a nossa sobrevivência e permanência num mundo egoísta e materialista, cuja as leis nem sempre são cumpridas e a falta de conscientização humana reflete o ambiente e o convívio em nossos cotidianos."
Irmão  Jânio sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros 


“A nossa palestra aconteceu de forma muito agradável e em um ambiente que não poderia ser mais propício no Parque da Água Branca, onde a manhã chuvosa deu espaço para uma tarde ensolarada. Nos encontramos as 14e30 com o palestrante Walfredo Medeiros, ele que é estudante do curso de Psicologia foi convidado para falar sobre temas sócio-ambientais por ter um grande envolvimento com causas ecológicas. Iniciamos a palestra com o Cântico das Criaturas, nossa conversa abordou diversos temas sobre  questões sócio ambientais, como consumo consciente, agronegócio, desmatamento, reciclagem, sustentabilidade, agrotóxicos, alimentos transgênicos, exploração no trabalho e meios de produção, e todos foram apresentados de forma muito clara. E um dos temas sobre o qual conversamos, que me despertou um maior interesse,  foi o tema “quais as soluções?”, e esta resposta está presente também na causa, o próprio ser humano, o ser humano que polui, que desmata e que explora, traz consigo a solução, pois mudando a nossa forma egoísta de habitar este planeta, quando pararmos de nós importarmos apenas com nossas futilidades pessoais e começarmos a nós importar com as necessidades e o bem estar de todos, viveremos em uma sociedade mais saudável, mais justa e mais fraterna. Mas não temos mais tempo de idealizarmos um mundo perfeito, temos que começar a agir agora, reciclando, economizando água, consumindo de forma consciente e procurando saber quais as origens dos produtos que compramos, se a madeira foi adquirida de forma legal, se não há exploração de trabalho..., é a nossa geração que tem que agir, pensar e fazer!!.”
Irmã Daniela Sabino sobre a Palestra ministrada por Walfredo Medeiros 

“Nos discursos e homenagens no Lançamento do Relatório dos Direitos Humanos 2011, me inquietou o pedido de ajuda para a resistência indígena Guarani Kaiowá e seus mártires. Observando a luta desses indígenas que colocam em risco sua própria vida pela luta do seu território e cultura. Além da homenagem a D. Maria Augusta Capistrano, lutadora contra a ditadura militar e esposa de Davi Capistrano, dirigente do Partido Comunista Brasileiro, preso político desaparecido.”
Irmã Maria Aparecida Brito sobre o Lançamento do Relatório dos Direitos Humanos 2011 

O convidado Walfredo Medeiros mencionou em sua palestra o documentário “A História das Coisas”, este curto vídeo de 20 minutos apresenta de forma interessante e em uma linguagem simples todas as etapas do processo que vai desde a extração da matéria prima, produção, distribuição e ideologia publicitária, consumo, e por fim para onde quase tudo vai o lixo, e  como esses fatores afetam o meio ambiente. Vale à pena assistir







Daniela Sabino – São Paulo - SP  
Subsecretária Local de Formação e DHJUPIC
Fraternidade JUFRA das Chagas

Fonte: www.ofsjufradaschagas.blogspot.com






Jornada na JUFRA de Franca-SP

Acolhendo a proposta nacional, a Fraternidade Jufra Frei Leão (Franca-SP), se reuniu no dia 26 de novembro para refletir e discutir acerca da proposta da 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos e seu tema "Juventude e Justiça Sócio-Ambiental - Quanto vale esse progre$$o?".

Em nossa reflexão, lembramos quantas vezes essa mesma tematica foi abordada em Campanhas da Fraternidade promovidas pela CNBB, além de outras inciativas que abrangem os mais diversos níveis de nossa Igreja e sociedade, mas como ainda é tão pertinente e urgente levarmos a cabo nossas reflexões de modo a tranformá-las em gestos concretos.

Devido à escassez de tempo hábil para a realização de um gesto concreto ou algo do gênero, nos propomos a não deixar que a Jornada e seu tema caiam no esquecimento, e sejam retomados em nossas atividades em 2012, que deverão dar um maior enfoque na subsecretaria de DHJUPIC.

Além do encontro fraterno, a fraternidade Frei Leão disponibilizou em seu blog, de 1º a 10 de dezembro, uma série de reflexões em torno da Jornada, utilizando de documentos da Igreja, mensagens papais, charges, vídeos, documentários, estatisticas e outros recursos que possibilitaram uma maior integralidade na formação de seu leitor em relação ao tema abordado.

Paz e Bem!

Wendell Ferreira Blois
Subsecretário de Formação e DHJUPIC
Fraternidade Frei Leão - Franca-SP
www.jufraleao.blogspot.com


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ACONTECE NAS FRATERNIDADES

Missa e Comemoração do 12º Aniversário da fraternidade


A fraternidade JUFRA DAS CHAGAS do Seráfico Pai São Francisco, completou 12 anos de fundação no dia 21 de novembro de 2011. E no dia 04 de dezembro de 2011 foi realizada uma Missa Festiva, presidida pelo nosso Assistente Espiritual, Frei Alvaci Mendes da Luz, ofm, que parabenizou todos nós, jovens franciscanos pela caminhada desde a fundação até os dias de hoje e pelos trabalhos realizados e os que ainda iremos realizar.
Após a missa, nos dirigimos até o Parque do Ibirapuera - SP para fazermos nossa confraternização, um lugar propício, onde estivemos mais próximos da natureza, lugar onde nosso Seráfico Pai Francisco adorava estar...


Foi uma bela tarde de oração e convívio entre os irmãos, com muita alegria e entusiasmo para que nossa fraternidade continue produzindo frutos através deste Carisma que, há 12 anos atrás inspirou jovens para Viverem o Ideal Franciscano de Vida!

Parabéns a JUFRA DAS CHAGAS!
Paz e Bem!!
Fonte: www.ofsjufradaschagas.blogspot.com


Jufra Valongo marcando presença na Pastoral da Criança

No último sábado dia 19 de novembro de 2011, a JUFRA do Valongo foi visitar a
Pastoral da Criança.
"Já algum tempo vinhamos planejando este momento e finalmente chegou o grande
dia foram momentos inesquecíveis de ver realidade totalmente diferente do que a nossa e com absoluta certeza não formos nós que ajudamos e sim eles com cada gesto de carinho e afeto.

A partir deste dia não serão mais visitas raras vamos sim ser parceiros e lutar juntos
por cada criança deste lindo projeto que está espalhado pelo Brasil todo."


Vamos Juventude Quero Ver Sua Atitude!
Abraços Fraternos,
Douglas Nascimento - Jufra Valongo
Fonte: www.jufravalongo.blogspot.com